segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Horror! PF tortura senhora doente pra extrair delação do marido contra Lula


por Conceição Lemes, no Viomundo

Desde terça-feira passada, 18, a empresária Cristina Mautoni Marcondes Machado, 53 anos, está presa na Polícia Federal (PF), em Brasília.

Tudo indica que é o “o troco” dado ao seu marido, o lobista Mauro Marcondes Machado, 79, por ele não ter aceito fazer delação premiada.

Cristina e Mauro são sócios na empresa Mautoni&Machado.

Em 26 de outubro de 2015, os dois foram presos preventivamente em nova fase da Operação Zelotes – a que investiga a suposta venda de medidas provisórias (MPs) do governo federal.

Parênteses: a Zelotes original, que apurava sonegação de impostos de R$ 21 bilhões por grandes empresas, como Bradesco, Santander, Grupo Gerdau, Mitsubishi, e Grupo RBS, afiliado à TV Globo no Sul, foi abandonada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), sem maiores explicações até agora. Fechado parênteses.

Mauro Marcondes é acusado de ter pago valores acima do mercado em contrato de consultoria à LFT Marketing Esportivo, do empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula.

Para os acusadores, os repasses teriam ligação com a venda de MPs. Luís Cláudio sustenta que os valores se referem a serviços de consultoria prestados em sua área de atuação, o esporte.

Cristina foi presa por “ameaça à ordem pública”. Na empresa, ela figurava como sócia do marido e cuidava da rotina administrativa.

“Não é segredo que, com sua prisão, o comando da Zelotes quer forçar seu marido a fechar um acordo de delação premiada”, observou em dezembro do ano passado, a jornalista Teresa Cruvinel.

De fato, desde o início, as pressões sobre o casal para a delação premiada são constantes e só fazem aumentar.

Marcondes está preso em regime fechado na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Cristina foi autorizada, no final do ano passado, a cumprir prisão domiciliar, em São Paulo, para recuperar-se de cirurgia nas pernas.

Em abril, Marcondes completa 80 anos. E, de acordo com o artigo 318 Código de Processo Penal, a partir dessa idade ele pode requerer a prisão domiciliar. O grifo em negrito é desta repórter. Leia Mais 

Fonte   O cafezinho 

domingo, 24 de janeiro de 2016

Morador de rua é aprovado em concurso público em 1º lugar

 Andarilho de 41 anos vai trocar as ruas por um emprego. “Eu tive que me dedicar muito. Estudava nos bancos da praça ou em qualquer lugar que eu estava. Pelo menos quatro vezes no dia eu pegava nos livros”

O andarilho Valter Fonseca dos Santos, de 41 anos, vai trocar as ruas por um emprego. O sonho que dura 16 anos será possível porque passou em 1º lugar no concurso público da Prefeitura de Patos de Minas para o cargo de coveiro. Ele disputou as três vagas abertas com outras 21 pessoas e o primeiro investimento, segundo o novo funcionário público, será alugar uma casa para morar.
Há 16 anos Valter dos Santos saiu de Ilhéus (BA) para tentar a sorte na cidade mineira, mas a falta de emprego e oportunidade acabou fazendo com que o sonho fosse adiado. “Nasci numa favela, num local onde brigas e crimes eram frequentes. Mas nunca quis isso para a minha vida e depois de ter uma decepção amorosa não pensei duas vezes em ir embora. Um conhecido comentou de Patos de Minas e eu tentei a sorte, mas foi tudo bem diferente do que eu pensava”, lembrou.
Ele disse que no início chegou a trabalhar em uma lavoura de tomates para garantir pelo menos o sustento, mas logo que a safra terminou, ele foi para a rua. “Passei por muito preconceito, tanto pela situação de rua que eu me encontrava como também pela minha cor. Várias vezes fui abordado pela polícia, perseguido e agredido por populares. Até o colchão que usava para dormir foi queimado. A vida nas ruas não é nada fácil”, afirmou.
Busca por emprego
O morador de rua contou que o fato de não ter endereço físico causou vários empecilhos na busca de um emprego fixo. Por isso, muitas vezes a forma de conseguir sobreviver foi fazendo “bicos” (serviços extras feitos em curtos espaços de tempo).
Valter contou que olhava os carros nas ruas, fazia serviço de servente e limpava quintais. Às vezes, ganhava apenas R$ 2, mas isso já o ajudava a comprar algo para comer. Mesmo na situação difícil, nunca deixou a fé de lado e sempre que podia frequentava um centro espírita da cidade, aonde chegou até a terminar os estudos sobre a doutrina.
Na passagem pelas ruas, conheceu o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). E foi por meio da diretora de proteção social especial, Maria Augusta de Lacerda Ferreira, que veio a ideia de fazer o concurso. O edital foi divulgado em maio deste ano. “Maria Augusta foi quem me apresentou o Creas e tentou por diversas vezes conseguir um emprego para mim. Sem sucesso, logo que o edital foi divulgado ela me incentivou a participar da concorrência. Eu pensava que não seria capaz, mas com o apoio que recebi resolvi tentar”, contou.leia mais 

Fonte pragmatismopolitico

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Jovem é suspeito do assassinato da própria família

O crime bárbaro que tirou a vida de três membros da mesma família - Luiz Alves, Irma Buchinger e Ambrósio Neto - e chocou moradores de Altamira, sudoeste do Pará, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (19).

O filho do casal, Henrique Alves, seria o quarto suspeito de envolvimento no assassinato.

A informação foi divulgada pela ATMTV, a quem a polícia teria confirmado o envolvimento de Henrique no assassinato dos pais e do irmão.

De acordo com familiares, os irmãos Henrique e Chiara teriam deixado Altamira no último final de semana.

Henrique teria sido preso hoje, em Goiânia (GO), enquanto o paradeiro de Chiara Buchinger é desconhecido.



Além disso, a Superintendência de Polícia Civil de Altamira informou que duas prisões foram realizadas no município, uma prisão em Itaituba, no extremo oeste paraense, e outra prisão no Estado de Goiás.

O DOL entrou em contato com o delegado Vinicius Dias, responsável pelas investigações, que disse que por enquanto não irá se manifestar sobre o assunto para preservar as investigações.

Nas redes sociais, o caso já está sendo comparado ao da jovem Suzanne Von Richthofen.

(DOL com informações da ATMTV)

Fonte   DOL

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

'Estão em festa', diz filho de pedreiro e doméstica aprovado em medicina.

O filho de um pedreiro e de uma doméstica da pequena cidade de São Lourenço do Piauí, a 539 km de Teresina, foi aprovado para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sérgio dos Santos Santana, 18 anos, estudou a vida inteira em escolas públicas do município, que possui pouco mais de 4 mil habitantes.
Apesar da alegria pela aprovação, Sérgio conta que a euforia maior está sendo dos familiares na pequena cidade. "Eu já estava esperando, mas quem teve uma reação mais exacerbada foi a minha família. Estão em festa", disse.



Após a divulgação do resultado, parentes e conhecidos do estudante foram até a casa da família parabenizar o jovem pelo feito. Sérgio concorreu a uma das duas vagas destinadas a estudantes oriundos de escola pública. Ele conseguiu a aprovação com a nota 793,22, sendo o primeiro colocado entre os cotistas na modalidade.
Em entrevista ao G1, o estudante não escondeu a alegria pela aprovação e contou que somente quando estava perto de concluir o ensino médio é que decidiu tentar uma vaga para o curso de medicina. Ele terminou o terceiro ano em 2014 na Unidade Escolar Estadual Malaquias Ribeiro Damasceno, na zona urbana de São Lourenço do Piauí.
"Comecei a pesquisar sobre o curso e a carreira no fim do ensino médio e resolvi que tentaria ingressar na profissão. Essa foi a terceira vez que fiz o Enem. Nas vezes anteriores já havia conseguido aprovação em matemática no IFPI e para direito através do Fies em uma faculdade particular de Teresina", falou o estudante.



O pai do estudante, o pedreiro e carpinteiro Hamilton Santana, comprou vários fogos de artifício para comemorar a aprovação do filho. Ele também falou ao G1 sobre o clima de festa na cidade sertaneja. O pedreiro revelou que várias mensagens e ligações chegam a todo momento para o estudante.
"Estou muito alegre e bastante feliz com a aprovação dele. Para a gente foi uma grande surpresa. Ele sempre estudou nas escolas públicas daqui, nunca esteve em escola particular e conseguiu a aprovação. Toda hora chega gente aqui para parabenizá-lo", falou orgulhoso o pai do estudante.
Sérgio fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na vizinha cidade de São Raimundo Nonato, distante 26 km de São Lourenço do Piauí. O estudante afirmou que fará uma comemoração na residência onde mora e convidará familiares, amigos e os professores das escolas onde estudou na cidade.
Resultado
O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (18) o resultado da chamada regular da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. Para acessar o resultado, o candidato deve digitar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a senha no site do Sisu.

Por  piauiempauta

sábado, 16 de janeiro de 2016

Polícia Civil prende acusado de envolvimento no latrocínio de universitário em Porto de Moz


A Polícia Civil deflagrou nos últimos dias a operação "Rapina" com o objetivo de desvendar o latrocínio que vitimou o universitário mineiro Gabriel José Jorge Cortez, no último dia 8 em Praia da Chácara, em Porto de Moz, na região do Xingu. Durante as investigações a equipe policial identificou e prendeu Josiel Pereira Ramos, de 21 anos, conhecido como "Badinho". Em depoimento, ele citou o nome de mais dois envolvidos no crime.
Elinaldo Santos Viana, conhecido como "Tonelada" e José Divino Gil, conhecido como "Pelado", estão na condição de foragidos, mas já tiveram suas prisões preventivas decretadas. "Badinho" informou aos seus comparsas que a vítima teria ido sozinha para o final da praia e estaria com dinheiro em uma pochete, pois teria comprado uma cerveja e recebido uma grande quantia como troco.
O acusado afirmou ainda que só queria participar do roubo para pegar sua parte do dinheiro, mas que "Pelado" acabou dando vários golpes de faca no universitário e "Tonelada" disparou um tiro de espingarda. Os três criminosos tem passagem pela polícia pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, ameaça e tentativa de homicídio.
A operação foi comandada pelo delegado MhoabKhayan e contou com o apoio da Polícia Militar. Quem tiver qualquer informação sobre os foragidos poderá informar através do telefone 181, o Disque Denúncia do Pará.

Fonte Brasil Novo notícias 

Pré-matrículas para escolas estaduais inicia dia 19

 Quem já é estudante da rede estadual tem direito à rematrícula automática


O período da pré-matrícula nas escolas da rede pública estadual de ensino, em Belém e no interior do Estado, começará no dia 19 deste mês e se prolongará por 27 dias, ou seja, será encerrado no dia 14 de fevereiro. De acordo com o cronograma de matrícula da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), esse prazo de pré-matrícula valerá para alunos novos com deficiência e demais novos alunos. A pré-matrícula de alunos novos será feita por meio do site da Seduc ((www.seduc.pa.gov.br) e pela Central de Atendimento (08002800078).

Quem já é estudante da rede estadual tem direito à rematrícula automática, a partir da finalização do ano letivo de 2015, na sua respectiva escola estadual, considerando-se o período de suspensão ou não de aulas de cada escola, durante a paralisação dos professores da rede estadual. Esse mesmo procedimento será adotado no processo de transferência dos alunos da rede.

De 15 a 17 de fevereiro, será realizada a confirmação, na escola, da matrícula dos alunos novos que fizeram a pré-matrícula. Pelo cronograma da Seduc, no dia 15 será a confirmação dos alunos novos, com deficiência. No dia 16, os demais alunos novos e alunos novos com deficiência do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA Fundamental). No dia 17, ocorrerá a confirmação de matrícula para alunos novos e alunos novos com deficiência do Ensino Médio regular (1º ao 3º ano) e da 1ª e 2ª etapas da EJA Médio.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro será feita a matrícula, na própria escola, de alunos novos e alunos novos com deficiência que não fizeram a pré-matrícula. Essa matrícula abrange estudantes do 1º ao 9º ano do EF 9 anos e da 1ª a 4ª etapa da EJA Fundamental no dia 22; e do Ensino Médio regular (1º ao 3º ano) e da 1ª e 2ª etapas da EJA Médio no dia 23.

A Seduc orienta os estudantes e pais/responsáveis a consultarem o site da Secretaria de Educação e a Central de Atendimento para verificar a oferta de vagas por escola e, assim, poder comparecer, nos dias 22 e 23, à unidade de ensino pretendida para fins da matrícula.

São necessários para a confirmação da matrícula dos alunos novos da rede estadual os documentos: Histórico Escolar ou Ressalva, cópia da Certidão de Nascimento e original, cópia do Comprovante de Residência e duas fotos 3x4 recentes.

A secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, reuniu-se nesta quinta-feira(14), na Escola Estadual de Educação Tecnológica Anísio Teixeira, no Umarizal,  com gestores de unidades administrativas da Seduc (USEs) e diretores de escolas públicas estaduais na Região Metropolitana de Belém (RMB), tratando da matrícula e do ano letivo de 2016. Os profissionais de educação trocaram informações e receberam orientações sobre o funcionamento das escolas em Belém e interior do Estado no atendimento aos estudantes.

Fonte ORMNEWS

Piso salarial dos professores sobe 11,36% e passa a ser de R$ 2.135

O piso salarial dos professores terá reajuste de 11,36%, anunciou nesta quinta-feira (14) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Com isso, o valor passa de R$ R$ 1.917,78, em 2015, para R$ 2.135,64, em 2016. O índice representa um aumento real de 0,69%, considerando a inflação oficial de 10,67%.

Na quarta (13), o Ministério da Educação (MEC) recebeu dos Estados e municípios pedido de adiamento do reajuste para agosto e que o índice fosse 7,41%. Ao anunciar o valor hoje, Mercadante ressaltou que a pasta apenas cumpre a lei vigente.

“Muitos estados e municípios têm uma situação mais sensível, o que a gente pede é que haja disposição de diálogo, de busca de negociação entre sindicatos e governos, para que seja pactuado –  onde não há condições –, com transparência, uma política de pagamento do piso que seja compatível [com a situação local]”, disse Mercadante.

Pela lei, o piso vale a partir de janeiro, mas o ministro destacou que isso pode ser negociado entre trabalhadores e governos.

Lei do Piso
O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Desde de 2009, com o início da vigência da lei, até 2015, segundo Mercadante, o piso dos docentes teve aumento real, ou seja, acima da inflação no período, de 46,05%. Mercadante disse que o percentual de aumento foi um dos maiores entre todas as categorias, públicas ou privadas, mas reconheceu que há uma desvalorização histórica dos salários dos professores.

“Herdamos uma situação de salários muito baixo dos professores. Apesar desse crescimento, ainda é um salário pouco atrativo”.

O piso é pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pela lei, os demais níveis da carreira não recebem necessariamente o mesmo aumento. Isso é negociado em cada ente federativo.

Em um contexto de crise, estados e municípios alegam dificuldade em pagar o valor definido pela lei.  Ontem, os estados pediram que o MEC complementasse o valor aos governos em situação mais delicada, o que também está previsto em lei. Mercadante disse que a complementação pode ser negociada, desde que haja uma proposta consensual entre estados e municípios. Quando receber a proposta, a pasta avaliará a viabilidade, segundo o ministro.

Por  brasileiros

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

MPF QUER RETRATAÇÃO DA RECORD POR INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA


O Ministério Público Federal abriu uma ação civil pública contra a emissora pela cobertura de uma perseguição policial feita pelo jornalista Marcelo Rezende, apresentador do Cidade Alerta, em junho do ano passado; o MPF pede retratação pública da Recorde que dure o mesmo tempo da reportagem; se descumprir, terá de pagar uma multa de R$ 97 mil por dia
 O Ministério Público Federal abriu uma ação civil pública contra a Record por incitação à violência durante uma cobertura ao vivo de perseguição policial feita pelo jornalista Marcelo Rezende, apresentador do Cidade Alerta, no dia 23 de junho do ano passado.

O MPF pede retratação pública da Recorde que dure o mesmo tempo da reportagem - dois dias úteis, no programa Cidade Alerta. Se descumprir, a emissora terá de pagar uma multa de R$ 97 mil por dia. A ideia é que a Recorde deixe claro que não compactua com o posicionamento de Rezende.

A ação da polícia ocorreu na zona sul de São Paulo. A perseguição mostrava, pelo helicóptero da emissora, um policial em uma moto perseguindo uma dupla em alta velocidade.

"Segundos antes dos disparos, o passageiro da garupa jogou seu capacete contra o PM, que desviou e deu o primeiro tiro. O condutor da moto acabou perdendo o controle do veículo e caiu na calçada. O policial militar então desceu e, na frente da dupla, sacou o revólver e efetuou quatro disparos à queima-roupa", relata reportagem da Carta Capital.

Rezende não teve dúvidas e defendeu a ação da PM. "O homem da Rocam já pega no revólver, não sei se ele atirou, heim... Porque parece que ele atirou. Porque, se ele atirou, é porque o bandido tava armado. E ele fez muito bem, porque, repara: ele tem que defender a vida dele", disse.

Fonte brasil247

Municípios do oeste paraense ficarão sem energia elétrica

 Eletronorte vai executar obras que vão ligar a conexão da Usina de Belo Monte ao Sistema Interligado Nacional

Por: Redação ORM NewsTreze municípios do o

este paraense ficarão sem energia elétrica no período entre 6h45 e 8h15 da manhã deste domingo (17). A interrupção do serviço foi solicitada à Celpa pela Eletronorte, que vai executar obras que vão ligar a conexão da Usina de Belo Monte ao Sistema Interligado Nacional.

Os municípios que ficarão sem energia elétrica são: Altamira, Senador José Porfírio, Anapu, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Santarém, Belterra, Rurópolis, Itaituba e Trairão.

As zonas rurais das cidades de Prainha e Aveiro também serão afetadas.


Fonte  ORM

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Justiça suspende licença de Belo Monte por descumprimento de decisão judicial, diz MPF

A Justiça Federal de Altamira (PA) suspendeu a licença de operação da hidrelétrica Belo Monte até que a Norte Energia, responsável pela usina, e o governo brasileiro cumpram obrigação de reestruturar a Funai (Fundação Nacional do Índio) para atendimento da população afetada pelo projeto, afirmou nesta quinta-feira (14) o Ministério Público Federal no Estado.
"A decisão que suspende a licença de Belo Monte é de 11 de janeiro. Depois que for notificado, o Ibama tem prazo de cinco dias para paralisar o enchimento do reservatório", afirmou o MPF no Pará, em e-mail enviado à imprensa.
Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do Brasil. A expectativa da Norte Energia é de que a usina, no rio Xingu (PA), com 11.233 MW de capacidade instalada, comece a gerar energia em fevereiro, com novas turbinas sendo ligadas a cada dois meses.
Procurada, a Norte Energia afirmou que "cumpriu todas as determinações e obrigações do licenciamento ambiental do empreendimento" e explicou que ainda não foi notificada pela Justiça sobre a decisão publicada pelo MPF nesta quinta.
A reestruturação da Funai, disse o MPF, era uma condicionante para a licença prévia do empreendimento, concedida em 2010, e também foi ordenada, por meio de liminar pela Justiça, após pedido do MPF feito em 2014 e concedido em janeiro do ano seguinte.
"Até hoje, com todos os impactos atingindo severamente os povos indígenas, a reestruturação não aconteceu", afirmou O MPF.
Além da suspensão, a juíza responsável pelo caso, Maria Carolina Valente do Carmo, multou a União e a Norte Energia em R$ 900 mil, pelo descumprimento de ordem judicial.
Na liminar apresentada em 2015, a Justiça determinou a apresentação, em 60 dias, de um plano de reestruturação, que deveria incluir a construção de sede própria para a Funai e contratação de pessoal para atender as demandas geradas por Belo Monte no atendimento aos oito povos indígenas impactados.
"O governo e a Norte Energia não apresentaram o plano até hoje e o MPF comunicou à Justiça o descumprimento e solicitou medidas mais rigorosas", afirmou o MPF.

Por  UOL 

Pai tenta estuprar filha lésbica para fazê-la 'virar mulher'


Homem tenta estuprar a própria filha de 14 anos sob a justificativa de fazê-la 'virar mulher'. Crime teria acontecido depois que o pai descobriu o relacionamento homoafetivo da adolescente. Conselho Tutelar acompanha o caso e constatou que a garota apresenta hematomas. Jovem foi levada para fazer exames no Instituto Médico Legal e depois encaminhada para uma casa de acolhimento

Um homem é suspeito de tentar estuprar a própria filha adolescente em Araguaína, norte do Tocantins. Segundo um professor da menor, que pediu para não ter o nome revelado, a garota de 14 anos contou que no dia 6 de janeiro o pai tentou estuprá-la em um matagal. O caso está sendo investigado pela polícia e corre em segredo de justiça.
O crime teria acontecido depois que o homem descobriu o relacionamento homoafetivo da filha. “Ela disse que a intenção do pai era fazê-la virar mulher. Seria uma espécie de estupro corretivo, para ela deixar de ser lésbica e aprender a gostar de homem”, explica o professor.
Ele conta que foi procurado pela adolescente, acompanhada da namorada dela, de 17 anos, após a tentativa de estupro.
“Ela contou que o pai foi buscá-la mais cedo na escola, mas no caminho de casa entrou no matagal e tentou obrigá-la a manter a relação sexual.” Porém, ela teria conseguido fugir.
Ainda segundo o professor, a garota também disse que já tinha sido agredida pelo pai por ciúmes de um menino, mas que começou a ser mais perseguida depois que ele descobriu o namoro com a adolescente. O suspeito do crime segue em liberdade.
Denúncia

O caso foi registrado pelo Conselho Tutelar de Araguaína no dia 7 de janeiro. Conforme o órgão, uma denúncia anônima informou que a adolescente era abusada pelo pai.
Durante visita à casa da vítima, a garota confirmou os abusos e também foi constatado que ela tinha hematomas, disse o órgão. Ela foi levada para fazer exames no Instituto Médico Legal e depois encaminhada para uma casa de acolhimento.
Fonte   Pragmatismopolitico

Humorista Shaolin morre em Campina Grande


 Laudiceia Veloso, viúva do artista, publicou informação em rede social.
Shaolin morreu após uma parada cardiorrespiratória.


O ator e comediante Josenilton Veloso, o Shaolin, morreu aos 44 anos nesta quinta-feira (14) após uma parada cardiorrespiratória, em uma clínica particular de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, após sofrer um acidente.
A informação foi publicada no Facebook de Laudiceia Veloso, viúva do artista.
"#‎LUTO‬ Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força!", informou a viúva pela rede social.
 Familiares do artista informaram que o velório e o enterro vão acontecer no cemitério Campo Santo Parque da Paz, na avenida Assis Chateaubriand, número 5.460, no bairro Velame, em Campina Grande. O velório fica aberto ao público das 11h (horário local) até as 15h, quando a cerimônia será reservada à família. O enterro está marcado para às 17h.
'Alegria de viver'
Apesar de estar acamado após quase cinco anos de acidente de carro, Shaolin, tinha alegria de viver. Isso é o que diz o cunhado do artista, Ricardo Santos. Segundo ele, Shaolin começou a ter complicações na terça-feira (12), quando apresentou um quadro de febre. "Laudiceia [esposa de Shaolin] medicou ele em casa com a orientação dos médicos, Shaolin reagiu, a febre passou na terça-feira mesmo", explicou Ricardo Santos.

Fonte G1

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Prefeito de Alenquer tem o mandato cassado pela Câmara de Vereadores

  Decisão ocorreu na tarde desta terça-feira(12).
Vice-prefeito deve assumir prefeitura.
 Cassação do mandato é devido denúncias sobre
infração político-administrativa (Foto: Karla Lima/TV
Tapajós)

O prefeito Flávio Marreiro do município de Alenquer, oeste do Pará, teve o mandato cassado na tarde desta terça-feira (12), após votação em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores do Município, conforme informou o presidente do legislativo Laércio Calderaro.

De acordo o Calderaro, a decisão foi por unanimidade. “Os dez vereadores presentes votaram a favor. A câmara possui 15 vereadores, mas cinco faltaram à sessão”, explicou.

No decreto consta que a cassação do mandato de Marreiro é devido a denúncias sobre  infração político-administrativa. A Justiça Eleitoral será comunicada imediatamente sobre a decisão do poder legislativo.

Segundo Calderaro, o vice-prefeito Carlos Cambraia assumirá a prefeitura de Alenquer.
O G1 tenta contato com Flávio Marreiro para um posicionamento sobre a decisão da Câmara de vereadores.
Entenda o caso
Em 2013, Marreiro foi afastado do cargo após ser acusado de usar indevidamente a máquina administrativa na campanha eleitoral. Depois ele conseguiu retornar ao Executivo, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter suspendido a decisão que o afastou da prefeitura.
Já em 16 de novembro do 2015, os vereadores de Alenquer o afastaram do cargo por 90 dias. Na época, ele foi denunciado de cometer irregularidades na Secretaria de Educação do Município. No período de afastamento, o vice-prefeito assumiu a prefeitura.
Marreiro recorreu da decisão do segundo afastamento, e no dia 18 de dezembro do mesmo ano, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) concedeu liminar para ele retornar ao cargo.

G1 PA

Na sede da OAB, em Brasília, hoje pela manhã.


 Ufopa recebeu hoje o selo Recomenda da OAB nacional para o seu curso de Direito.  Com média acima de 7 nos critérios considerados (notas do Enade e provas da OAB) o curso de Direito da Ufopa ficou com média acima de 7, entre 130 melhores do Brasil.
 Muito feliz com a construção passo a passo de um ensino de excelência na Ufopa.
 Mais de 1300 cursos avaliados entre de universidades privadas e públicas.  Do Pará, receberam também, da UFPA, UNIFESPA e Cesupa
 Presidente da OAB nacional e a profa. Conceição Cosmo, coordenadora do Curso de Direito da Ufopa.

ALTAMIRA PEDE PAZ


Por: Chico Feitosa
 Segundo os organizadores, cerca de 5 mil pessoas participaram da caminha na manhã de hoje (13/01/2015) na cidade de Altamira (Região Sudoeste do Pará).
A caminhada, realizada pela sociedade civil organizada, foi para pedir aos órgãos de segurança pública que melhorem sua atuação no município e na região, visto que todos os índices de criminalidade vêm crescendo assustadoramente e que culminou na semana passada na chacina de uma família.
A caminhada significou um momento único nesta cidade, pois conseguiu reunir todos os setores da sociedade de Altamira em torno do tema da PAZ. Movimentos Sociais , Religiosos, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Movimentos Classistas, que assinaram uma carta que foi lida no final do evento em frente a Superintendência Regional do Xingu da Polícia Civil.
A população organizada está pedindo que o Secretário de Segurança Pública do Pará e o Ministro da Justiça venham em Altamira para uma audiência pública. Fonte  Facebook 

domingo, 10 de janeiro de 2016

"O modelo que fundamenta a social-democracia se esvaiu"

Diante da crise na Europa, a historiadora portuguesa só vê saída na democracia direta

 "O problema aqui não é falta de consciência da situação, mas falta de organização"
A historiadora portuguesa Raquel Varela ocupou o centro das polêmicas em seu país após lançar no primeiro semestre um libelo contra a austeridade e a forma tradicional de se fazer política denominado Para Onde Vai Portugal. No livro e na entrevista a seguir, Varela descreve uma realidade que atravessa fronteiras: a destruição do Estado de Bem-Estar Social na Europa e o aumento brutal da desigualdade, uma marca do início do século XXI. “A diferença entre um rico e um pobre europeus em 1945 era de 1 para 12. Hoje é de 1 para 530.” O grande desafio, afirma, é reconectar os trabalhadores com a política e isso só seria possível por meio da adoção de uma democracia direta. “O modelo de eleições a cada quatro anos não é mais suficiente. Os cidadãos precisam ter poder de fato.”

CartaCapital: Um dos aspectos interessantes de seu livro é a análise de que os atuais governos liberais, ou voltados ao mercado, na União Europeia mantêm um Estado mais inchado do que nunca. Poderia explicar?
 Raquel Varela: O Estado controla a economia por meio da dívida pública. Vivemos um modelo no qual os trabalhadores pagam ao Estado, que por sua vez entrega o dinheiro ao setor privado por meio, entre outros, das Parcerias Público-Privadas. Por conta da intervenção da Troika, Portugal teve a sua maior no setor bancário, além de gerar uma desregulamentação do trabalho pela flexibilização da mão de obra. Tudo isso é articulado pelo Estado, sem ter como objetivo a manutenção do pacto social do pós-Guerra. O modelo que fundamenta a social-democracia se esvaiu. A tendência em Portugal e na Europa é de alta concentração da riqueza. Em 1945, a diferença entre um rico e um pobre, ou um trabalhador manual qualificado na Europa, era de 1 para 12. Em 1980, subiu de 1 para 82. E hoje é de 1 para 530. A União Europeia é uma corporação de acumulação de capitais. E a acumulação é incompatível com a manutenção de serviços públicos de qualidade, por causa da queda tendencial da taxa de lucro. Esse foco tem como consequência a destruição do Estado de Bem-Estar Social. O que vemos em Portugal em particular e em outros países é na verdade a ascensão de uma assistência social, com a educação e a saúde públicas focadas cada vez mais nos pobres e desempregados e não em toda a sociedade.

CC: Os partidos na Europa ou em Portugal têm oferecido caminhos concretos de mudança para salvar o Estado de Bem-Estar Social gradualmente sucateado?

RV: Em Portugal, não. Nem mesmo à esquerda, ao menos no que diz respeito aos partidos com maior representação. Dizem ser preciso acabar com a austeridade, mas não dizem como. Isso acontece porque os indivíduos, e os partidos, associam a melhora das condições de vida a partir dos anos 1990 à União Europeia, quando na verdade ela deveu-se, sobretudo, à redução dos preços dos bens de consumo a partir da entrada da China no mercado mundial. Essa facilitação do consumo abriu espaço para grandes endividamentos e a disparada dos preços dos imóveis. O projeto da União Europeia teve muito mais a ver com a “financeirização” do consumo dos trabalhadores do que com uma dádiva que nos foi dada. Isso não é posto em causa por nenhum partido com alguma influência de massas.

CC: Quem ou quais seriam os potenciais agentes ou instituições viabilizadoras ou promotoras dessa mudança?

RV: É importante lembrar que a sociedade não é dirigida por quem sabe e deve, e sim por quem se organiza politicamente. Mas com os partidos que temos não vamos a lado nenhum. Ou melhor, vamos: rumo ao declínio. Talvez seja preciso uma nova geração, diferente dessa que nasceu sob o pacto social europeu, para voltarmos a ter dirigentes que mereçam o nosso respeito e confiança. Os atuais olham para o pacto social do pós-Guerra, diretamente associado a uma social-democracia sem nada de novo a oferecer, como uma viúva vítima de violência doméstica no funeral do marido: ela chora, nem sabe por quê.

CC: Seu livro ressalta a importância da criatividade, da cidadania e da organização coletiva. Como isso se aplicaria ao Brasil?


Por carta capital 

Se não fosse uma criança indígena, a repercussão seria muito grande', diz Cimi

'Se não fosse uma criança indígena, a repercussão seria muito grande', diz Cimi
Indígenas da região Sul realizam atos e pedem justiça pelo assassinato de bebê da etnia Kaingang. “Enfrentamos um cenário de muito preconceito”, diz membro do Conselho Indígena Missionário

por Sarah Fernandes, da RBA


 São Paulo – A coordenação do Conselho Indígena Missionário na região Sul condenou a pouca repercussão sobre o caso o bebê indígena assassinado em uma rodoviária de Imbituba, cidade do litoral sul de Santa Catarina. Na manhã do último dia 30, um jovem se aproximou da criança no terminal de ônibus, tirou um estilete do bolso, cortou a garganta do bebê de 2 anos, chamado Vitor, e foi embora.

“Se fosse criança não indígena a repercussão seria muito maior, mas como são indígenas parece que fica só uma comoção nos primeiros dias. A gente tenta ajudar divulgando mais”, disse um dos coordenadores da instituição, Jacson Santana. A opinião é a mesma da mãe do menino, Sônia da Silva: “se um indígena cortasse a garganta de uma criança branca o Brasil viria abaixo. Quero a mesma indignação pela morte do meu filho”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo.

Durante o verão, vários indígenas da etnia Kaingang, como Vitor e os pais, migram para as cidades do litoral catarinense para tentar vender artesanatos, única fonte de renda dos índios da região. A família do bebê passaria todo o verão no local, dormindo na rodoviária. Sônia estava em Imbituba com o marido, Arcelino Pinto, de 42 anos, e os três filhos (além de Vitor, um de seis anos e outro de 12 anos) desde 26 de dezembro.

“O espaço nas aldeias é tão pequeno que ele não tem espaço para plantar e caçar. A única forma de eles sobreviverem é sair para vender artesanatos”, diz Santana. “Enfrentamos aqui um cenário de muito preconceito. Há uma interferência grande do poder público para retirá-los do espaço público, com a visão de que eles estão sujando a cidade e a rodoviária, que é o local de chagada dos turistas.”

Desde quarta-feira (6), indígenas realizam uma série de manifestações exigindo justiça para o caso de Vitor. O primeiro deles foi às 12h, foi na rodoviária onde ocorreu o assassinato. Na tarde do mesmo dia, cerca de 100 indígenas também protestaram no Centro de Chapecó, local de origem da família. Em Curitiba, índios que estão acolhidos na Casa de Passagem Indígena fizeram uma manifestação na manhã de ontem (8) contra a morte de Vitor.

“O preconceito tem muitas formas. Dizer que os índios estão sujando um local é discriminação. No município de São Miguel do Oeste (SC), um caminhão contratado pela prefeitura retirou a força indígenas que estavam na rodoviária. A jornalista que denunciou isso foi até ameaçada”, conta Santana.

A mãe do bebê relatou ao coordenador substituto da Funai em Chapecó (SC), Clóvis Silva, que o crime ocorreu por volta do meio dia, enquanto Vitor brincava embaixo de uma árvore, perto dela. Um homem se aproximou, simpático e sorridente, passou a mão na cabeça da criança, retirou do bolso um estilete, cortou a garganta do bebê e foi embora.

O ainda suspeito pelo crime, Matheus de Ávila Silveira, de 23 anos, foi detido dois dias depois do assassinato e foi encaminhado para o presídio de Tubarão (SC), depois de confessar o crime. O delegado responsável avalia que ele tem características de um psicopata, pois não demonstrou sentir culpa.

RBA

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CONTA DE LUZ PODE FICAR 10% MAIS BARATA NESTE ANO

Segundo previsões da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a geração de energia pode começar a ficar mais barata logo a partir de fevereiro; a expectativa é de que usinas termelétricas, com geração mais cara de energia, podem ser desligadas no próximo mês, com exceção das nucleares


Jornal GGN - De acodo com projeções para o preço da energia elétrica, a conta de luz pode cair cerca de 10% a partir de fevereiro. As previsões da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) indicam que as usinas termelétricas, com geração mais cara de energia, podem ser desligadas no próximo mês, com exceção das nucleares.

Com isso, a cor da bandeira tarifária mudaria para verde em fevereiro, anulando o encargo adicional que é cobrado hoje, com bandeira vermelha, que eleva o custo em R$ 45 por megawatt-hora. No geral, a conta de luz subiu 51,3% nos últimos 12 meses, contando até novembro.

Leia aqui na matéria da Folha de S. Paulo.


Por Brasil247

Família é morta em Altamira durante ação de criminosos


 A polícia ainda não sabe explicar o motivo do triplo homicídio na Rua Anchieta, bairro Sudam 1 em Altamira, sudoeste do Pará, ocorrido nesta madrugada de quinta-feira (07), por volta de 1h, quando 4 homens armados entraram na casa da família Buchinger e fizeram reféns, marido, esposa e 3 filhos, um casal de filhos foi colocado dentro de um banheiro.

Luiz Alves e a Esposa Irma Buchinger acompanhados do filho de 27 anos Ambrósio Neto, foram algemados com braçadeiras de plástico, os assaltantes então reviraram a casa em busca de dinheiro e alguns documentos, depois mataram os 3 e fugiram usando um carro da família.

Os dois filhos que ficaram no banheiro conseguiram escapar pulando a janela que dá acesso para fora do quarto no segundo andar, eles acionaram a polícia logo em seguida, Samu e Bombeiros foram acionados, porém marido, esposa e filho estavam mortos.

 

Por: Felype Adms

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Leonardo coloca Faustão numa fria e apresentador terá de pagar indenização

O cantor Leonardo deixou o amigo Faustão em uma grande enrascada. Fausto Silva e a Globo foram condenados a pagar uma indenização por danos morais ao vereador de Jaboticabal (interior de São Paulo) Jan Nicolau Baaklini.

O processo nasceu de uma participação do cantor Leonardo no programa "Domingão do Faustão", em 2006.

Leonardo, entre uma brincadeira e outra no dominical da Globo, disse que iria aproveitar a ocasião para cobrar uma dívida por um show realizado no interior paulista. Leonardo citou o vereador Jan Nicolau como o contratante "caloteiro" em questão, e foi acompanhado por Fausto Silva, que resolveu comprar a briga do sertanejo e questionar a idoneidade do político com comentários vexatórios ao vivo.

Só tem um problema: Jan Nicolau diz que não foi o contratante do show, apenas um dos patrocinadores e acabou sendo citado por Leonardo por engano. O cantor chegou a reconhecer o erro em um show e a pedir desculpas para Jan em Jaboticabal. Mas o vereador levou a ação contra Fausto Silva e a Globo adiante, e, segundo ele, já venceu o processo em todas as instâncias.

"Eu fiquei chateado, pois não estava devendo para ninguém e acabei sendo cobrado em rede nacional", contou o vereador Jan Nicolau ao blog KTV. "Leonardo é meu amigo, depois veio me pedir desculpas, mas já tinha falado meu nome no ar", continua. "Conheci o Fausto em uma das audiências, e ele me pediu desculpas também. Mas a ação foi levada adiante."

Segundo o político, a indenização hoje está na casa dos R$ 200 mil, e o processo está finalizado. O advogado de Jean apenas está fazendo as contas para somar os juros do valor pedido no processo. O vereador pretende ainda entrar com uma outra ação, pedindo uma retratação na TV.

Procurada, a Globo diz que não comenta casos judiciais.

Por R7

CID GOMES SUGERE QUE DILMA DEIXE O PT


Em entrevista ao jornal cearense Diário do Nordeste, o ex-ministro da Educação Cid Gomes (PDT) sugeriu que a presidente Dilma Rousseff saia do PT e se distancie do processo eleitoral de sua sucessão; segundo ele, Dilma chegou ao "fundo do poço" em termos de popularidade; em balanço sobre 2015, ele disse que o País viveu uma crise orgânica, decorrente de uma relação "promíscua" entre os poderes Legislativo e Executivo, baseada no fisiologismo, na chantagem e no achaque: "Isso não se muda da noite para o dia. Só uma próxima eleição vai permitir que a gente comece a construir uma nova relação. Isso não vem da Dilma não. Ela teve que se render a isso. Tentou resistir no começo, mas não conseguiu", completou; Dilma, que já foi filiada ao PDT, sancionou recentemente uma lei que inclui o político gaúcho Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria, que homenageia brasileiros que se destacaram na defesa e construção da história nacional; nesta segunda, nas redes sociais, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, também disparou críticas ao PT e disse que o partido se lambuzou


 Em entrevista ao jornal cearense Diário do Nordeste, o ex-ministro da Educação Cid Gomes (PDT) sugeriu que a presidente Dilma Rousseff saia do PT e se distancie do processo eleitoral de sua sucessão para reverter a queda de popularidade:

“Se ela se desfiliar do PT e assumir compromisso público de não participar de campanha à sua sucessão, deixar que as coisas aconteçam no meio da política, poderia desarmar um pouco o PSDB e a sua posição mais radical, golpista. Ela tinha que tratar essas coisas com o PT ideológico. O PT fisiológico ia ter que se render ao mesmo tratamento do PMDB, do PR e outros que têm o mesmo estilo”, disse.

Em balanço sobre 2015, ele disse que o País viveu uma crise orgânica, decorrente de uma relação "promíscua" entre os poderes Legislativo e Executivo, baseada no fisiologismo, na chantagem e no achaque: "Isso não se muda da noite para o dia. Só uma próxima eleição vai permitir que a gente comece a construir uma nova relação. Isso não vem da Dilma não. Ela teve que se render a isso. Tentou resistir no começo, mas não conseguiu", completou.

Dilma, que já foi filiada ao PDT, sancionou recentemente uma lei que inclui o político gaúcho Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria, que homenageia brasileiros que se destacaram na defesa e construção da história nacional; nesta segunda, nas redes sociais, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, também disparou críticas ao PT e disse que o partido se lambuzou (leia mais

Brasil247

Cargos com salários de até R$ 7.496,09

Já estão abertas as inscrições para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os interessados em concorrer às 950 vagas nos cargos de analista do seguro social e técnico do seguro social devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), mais conhecido como Cespe/UnB.

O período para se inscrever termina no dia 22 de fevereiro de 2016. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo/gerência-executiva a que deseja concorrer e por uma cidade de realização de provas, não sendo permitida a sua alteração posteriormente.

No Pará, as provas serão aplicadas em Belém, Marabá e Santarém.

A taxa de inscrição é de R$ 80 para cargos de nível superior e de R$ 65 para nível médio. Os candidatos que tiverem direito à isenção de pagamento da taxa devem preencher requerimento durante o período de inscrição regular.

O salário é de R$ 4.886,87 para técnico - que requer o nível Médio; e de R$ 7.496,09 para analista, com exigência de nível superior em Serviço Social.

Para ambos os cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais (Divulgaçao: INSS)

Do total de vagas, 800 são para técnicos e 150 para analistas, ambos com jornada semanal de 40 horas. Estão previstas as reservas de vagas para negros (20%) e para candidatos com deficiência (5%).

PROVAS

O concurso terá apenas provas escritas objetivas, que ocorrerão na data prevista de 15 de maio de 2016, com duração de três horas e meia, no turno da manhã (para analista) e no turno da tarde (para técnico).

Os gabaritos oficiais preliminares das provas sairão após às 19 horas do dia 17 de maio de 2016.
Confira o edital completo!
 Por DOL