Foram presos ao menos sete prefeitos, além de mais de 20 servidores municipais e empresários ligados às 33 empresas envolvidas no esquema criminoso. Todos foram transferidos para a sede da Polícia Federal do Piauí, em Teresina.
Entre os prefeitos presos estão Joedison Alves Rodrigues (PTB, gestor do município de Landri Sales); Teresinha de Jesus Miranda Dantas Araújo (PSDB, de Eliseu Martins); João Dias Ribeiro (PMDB, de Várzea Branca); Bismarck Santos de Arêa Leão (PTB, de Miguel Leão); Valdir Soares da Costa (PT, de Uruçuí); Isael Macedo Neto (PTB, de Caracol) e Jorge de Araújo Costa (PTB, de Ribeira do Piauí).
Um dos mais de 80 mandados de busca e apreensão foi cumprido na Assembleia Legislativa do Piauí. Lá os policiais revistaram o gabinete da deputada Ana Paula Mendes Araújo (PMDB), ex-prefeita de Sebastião Leal (sul do estado), de onde levaram vários documentos.

De acordo com a PF, o grupo desviava recursos federais destinados aos municípios, por meio de transferências automáticas (constitucionais) ou voluntárias, para aplicação, principalmente, em programas nas áreas de educação e saúde.
Os primeiros indícios da atuação do grupo criminoso foram levantados pela CGU em 2008, em fiscalizações decorrentes do Programa de Fiscalização por Sorteios.
A “Operação Geleira” – uma das maiores da PF realizadas até hoje no Nordeste – contou com 325 policiais federais de vários estados e 28 servidores da CGU, que deveriam cumprir 84 mandados de busca e apreensão e 30 de prisão na capital e no interior do Piauí. A PF utilizou aviões e veículos descaracterizados para transportar os presos para Teresina. FONTE JORNAL PEQUENO
Nenhum comentário:
Postar um comentário