terça-feira, 31 de maio de 2011

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado do Tapajós

 A população paraense poderá opinar, ainda este ano, a respeito da divisão do Pará para a criação do estado de Tapajós, pois projeto que prevê a realização de plebiscito sobre a questão foi aprovado pelos senadores nesta terça-feira (31). A matéria precisa ser promulgada pelo presidente do Senado, José Sarney.
O substitutivo da Câmara ao Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 19/99 estabelece a realização de plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós a partir do desmembramento da área onde atualmente se situam 27 municípios localizados na parte oeste do Pará, onde vivem, aproximadamente, 1,7 milhão de pessoas. Ele corresponderá a mais de 50% do atual território paraense.
Pelo texto, o plebiscito deverá ser realizado no prazo de seis meses, contados a partir da promulgação do decreto legislativo. Quem organizará o questionamento e fará a apuração e proclamação do resultado será o Tribunal Regional do Pará, instruído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dois meses após a proclamação do resultado do plebiscito, caso se aprove a criação de Tapajós, a Assembleia Legislativa do Pará deverá submeter a medida aos parlamentares para então informar o resultado desse procedimento, em três dias úteis, ao Congresso Nacional.
Os municípios que formarão o novo estado, caso a divisão seja aprovada, são: Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Faro, Juruti, Belterra, Santarém, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Altamira, Medicilânia, Uruará, Placas, Aveiro, Itaituba, Trairão, Jacareacanga, Novo Progresso, Brasil Novo, Curuá, Rurópolis, Senador José Porfírio, Terra Santa e Mojuí dos Campos. O projeto original é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), mas sofreu modificações na Câmara e retornou ao Senado para esta nova análise.
Debates
Todos os parlamentares que discutiram o projeto para a criação do estado de Tapajós defenderam a realização do plebiscito, por ser um direito da população manifestar-se a respeito do tema, mas consideraram um erro a criação de mais um ente federado. A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) lembrou que o plebiscito precisa ocorrer nos marcos da Constituição, e que a população tem direito a todas as informações sobre as possibilidades econômicas, políticas e sociais resultantes dessa divisão.
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) fez um apelo para que a população do Pará mantenha a integridade do estado, e afirmou que, se faltam políticas para o desenvolvimento local, isso se deve à ausência e incompetência dos governos estaduais e do próprio Estado brasileiro, que passa por uma crise federativa. Já Mario Couto (PSDB-PA) disse que a decisão da população é que será a soberana, e não a vontade de governantes ou políticos. O senador João Pedro (PT-PA) disse que, em vez da divisão territorial, todos os habitantes do estado deveriam ter acesso às políticas públicas que garantam seu desenvolvimento.
Carajás
Neste mesmo plebiscito, os paraenses deverão concordar ou não com a criação de outro estado, o de Carajás, a ser criado com o desmembramento de municípios ao sul e sudeste do Pará. O PDS 52/07, já aprovado pelos senadores, é de autoria do então ex-senador Leomar Quintanilha. Carajás reunirá 39 municípios atualmente do Pará, caso sua criação seja aprovada.
 
 
Helena Daltro Pontual e Elina Rodrigues Pozzebon / Agência Senado

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Quinze mil exigem o fim da corrupção

 CAMINHADA Sociedade se mobiliza contra roubalheira no Pará e no país A Caminhada contra a Corrupção, pela Paz e pela Vida reuniu, ontem, quase 15 mil pessoas no centro de Belém, conforme cálculo da Polícia Militar, no protesto contra a corrupção na Assembleia Legislativa do Pará. Organizações sociais, sindicais, religiosas, estudantis e alguns partidos de esquerda cobraram a instalação da Comissão Parlamentar de Inqúerito (CPI), que pretende apurar o assalto milionário aos cofres públicos. A indignação popular foi expressa em faixas, cartazes, balões, bandeiras, panfletos, apitaço, batucada e trios elétricos. O ato foi organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB) e teve o apoio das Organizações Romulo Maiorana. O bom humor veio das fantasias de fantasmas, matinta-pereira, Super-Homem, presidiários e até um boneco gigante do ex-senador Jader Barbalho (PMDB) algemado. O bispo do Marajó, dom José Luiz Azcona, defendeu que os deputados estaduais entreguem os cargos em nome da moralidade. "Deputados, muitos de vocês perderam a credibilidade. O povo do Pará não aguenta mais vocês na Assembleia. Afastem-se! Caiam fora!", reivindicou Azcona. Os deputados Edmilson Rodrigues (PSOL) e Carlos Bordalo (PT) foram os únicos integrantes da Assembleia a comparecer à manifestação. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, a senadora Marinor Brito (PSOL), o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA), o vereador de Belém Alfredo Costa (PT) e a cantora Gaby Amarantos engrossaram a voz nas ruas pelo fim da corrupção. Até os dirigentes seccionais da ordem nos estados do Maranhão e do Amazonas, Mário Macieira e Fábio de Mendonça, vieram à capital paraense conferir a reação popular com a crise de repercussão internacional. A concentração para a caminhada

Alepa: 8 mil já defendem prisão imediata

Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB-PA
Ophir Cavalcante Jr., presidente do Conselho Federal da OAB
Albano Martins, diretor tesoureiro da OAB-PA
Cerca de oito mil pessoas já subscreveram o abaixo assinado proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), com intuito de pedir ao Ministério Público que determine a prisão preventiva e o seguestro dos bens de todos os que forem considerados culpados no caso de desvios de recursos públicos na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa). A mobilização foi iniciada na manhã de hoje (28), durante a caminhada contra a corrupção, promovida pela entidade, e deve se estender até o próximo dia 10 de junho. O documento fica disponível no site www.oabpa.org.br.
Presidente da seccional Pará, Jarbas Vasconcelos lembrou que a ordem teve papel importante no “Fora Collor” e na prisão do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e não podia ficar omissa diante dos escândalos no Poder Legislativo do Pará.
Presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante reiterou que “quem está no poder tem que saber que dinheiro público não pode servir para safadeza. Temos que dar um basta à corrupção. O Pará não merece esse tipo de gente, que rouba nosso dinheiro. O Ministério Público tem que funcionar, a Justiça tem que funcionar e os culpados têm que ser punidos”.
Diretor tesoureiro da seccional Pará, Albano Martins leu o nome de deputados estaduais que ainda não assinaram a CPI e afirmou: “É responsabilidade desses senhores limpar a política”. Presidentes das seccionais do Amazonas e Maranhão também participaram da manifestação

 `FONTE 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Presidenta Dilma anuncia redução de juros do Pronaf a partir de julho

Presidenta Dilma Rousseff posa para foto após audiência com representantes da Fetraf. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (26/5), no Palácio do Planalto, a liderança da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf). A presidenta anunciou diversas iniciativas do governo federal em resposta à pauta de reivindicações da 7º Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, entregue pela entidade no dia 15 de abril. Estiveram presentes os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), responsáveis pelo diálogo entre os agricultores familiares e o governo.
Entre os pontos de destaque está a redução dos juros nas linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – as taxas irão variar de 0,5% a 2% para todas as linhas, a partir de julho deste ano, início da Safra 2011-2012. Antes, os juros chegavam a 4%. Para a próxima safra, estão garantidos recursos de R$ 16 bilhões para crédito e a unificação do limite dos investimentos para R$ 130 mil.
A presidenta propôs a realização de encontros bimestrais entre o governo federal e as entidades sociais do campo para instituir um diálogo sistemático. Ela detalhou ainda medidas que irão beneficiar os pequenos agricultores em itens como habitação rural, com a criação de estruturas próprias na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil especialmente capacitadas para atender o pequeno agricultor; o incentivo à comercialização dos produtos da agricultura familiar com a criação de um selo de qualidade e parcerias com redes de supermercados.
Foi anunciada a criação de grupos de trabalho para estruturar a educação do jovem no campo e a inclusão produtiva das mulheres, com a participação de representantes dos movimentos sociais, da Secretaria-Geral e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, a relação do governo com os movimentos sociais deve ser estável, organizada e permanente, não só para o recebimento de demandas, mas também para a construção das políticas públicas em parceria.
A coordenadora-geral da Fetraf, Elisângela dos Santos Araújo, destacou a relação de respeito na negociação da entidade com o governo. Ela lembrou que o tema da Jornada de Lutas deste ano coincide com a meta da presidenta Dilma Rousseff: a erradicação da pobreza com desenvolvimento social. Elisângela lembrou que a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
A Fetraf está presente em 18 estados e reúne cerca de mil sindicatos. A pauta entregue ao governo contem 190 reivindicações que resultaram em 28 audiências com integrantes do governo federal, onze delas com a presença de ministros de Estado.

Presidenta Dilma: “O governo defende a luta contra práticas homofóbicas”


Na entrevista concedida aos jornalistas que cobriam a cerimônia de assinatura de termos de compromisso para construção de quadras esportivas escolares cobertas e unidades de educação infantil do PAC 2 e doação de bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola, a presidenta Dilma Rousseff foi indagada sobre a suspensão do kit anti-homofobia.
A presidenta ressaltou que o governo defende a educação e luta contra as práticas homofóbicas, mas que “não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções [orientações] sexuais”.
“Agora o governo pode, sim, fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença e que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você.”
Dilma Rousseff informou que não assistiu aos vídeos, apenas a “um pedaço na televisão”, e que o governo revisará essa questão.
“Um pedaço que eu vi na televisão, passado por vocês, eu não concordo com ele. Agora, esta é uma questão que o governo vai revisar. Não haverá autorização para esse tipo de política, de defesa de A, B, C ou D. Agora, nós lutamos contra a homofobia.”
Em seguida, o ministro da Educação, Fernando Haddad, concedeu entrevista que teve por finalidade dar detalhes sobre os programas de construção das quadras esportivas e das creches, bem como a doação de bicicletas. Porém, o tema que dominou a entrevista foi o kit anti-homofobia.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Educadores Uruaraense Sofrem represaria de quem deveriam defede-los

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO ENTRAM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO EM URUARÁ


Depois de várias tentativas para sensibilizar o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, o secretário de Educação, Manoel Ribeiro de Castro e o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Milanski, sobre a necessidade da correta aplicação dos recursos da educação (FUNDEB) na manutenção das escolas públicas, nos pagamentos dos trabalhadores em educação, na distribuição da merenda escolar e no transporte dos alunos, os trabalhadores em educação decidiram, em assembléia, entrar em greve por tempo indeterminado a partir dessa quarta-feira, dia 25 de Maio. Segundo a presidente do Sintepp, professora Dulce Gonçalves, a categoria exige educação de qualidade, melhores condições de serviço, construção e manutenção adequada de escolas, diminuição de alunos por turma, melhoria acentuada na merenda escolar, aumento salarial de 31% para todos, devolução dos valores que foram descontados indevidamente dos professores com nível superior e o recolhimento bancário da contribuição previdenciária (INSS patronal e do funcionário) de todos servidores. Além disso, a presidente Dulce afirmou que procurou, sem sucesso, o Ministério Público Estadual e Federal e a própria Prefeitura Municipal para tentar evitar essa paralisação. Foi solenemente ignorada. Por isso os professores decidiram pela greve por tempo indeterminado e convidam todos os educadores, pais de alunos, vereadores, secretários municipais, repórteres da rádio Regional FM 91.3 e, principalmente, o prefeito Eraldo Pimenta para uma grande reunião que será realizada no dia 25 de Maio as 19:00 horas (7:00 da noite) no Salão Paroquial da Igreja Católica para, juntos, encontrarem as soluções para os problemas da EDUCAÇÃO PÚBLICA DE URUARÁ.  POR URUARÀ EM FOCO

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ex-ministros do Meio Ambiente são recebidos pela presidenta Dilma

Presidenta Dilma Rousseff, junto com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teieira, recebeu oito ex-ministro do Meio Ambiente, nesta terça-feira (24/5), no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã esta terça-feira (24/5), no Palácio do Planalto, oito ex-ministros do Meio Ambiente para uma reunião sobre a proposta do Novo Código Florestal, em tramitação na Câmara dos Deputados. No encontro, o grupo entregou à presidenta carta aberta sobre o Novo Código Florestal, mesmo documento apresentado ontem (23/5) ao Congresso Nacional.
A audiência durou cera de uma hora. Neste encontro, a presidenta Dilma estava acompanhada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Estiveram no Palácio do Planalto os ex-ministros Carlos Minc, Marina Silva, José Carlos Carvalho, Sarney Filho, Henrique Brandão Cavalcanti, Rubens Ricupero, Fernando Coutinho Jorge e Paulo Nogueira Neto.

por blog do planalto

Presidenta Dilma determina que PF investigue morte de líderes seringueiros no Pará

A presidenta Dilma Rousseff determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o acionamento da Polícia Federal para investigar o assassinato de dois líderes do Conselho Nacional dos Seringueiros no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, ocorrido nesta terça-feira (24/5).
O casal Maria do Espírito Santo e João Cláudio Ribeiro da Silva foi morto a tiros em uma estrada vicinal que leva ao projeto de assentamento extrativista Praia Alta Pirandeira, localizado naquele município.
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, recebeu nesta manhã a denúncia do assassinato, e informou o ocorrido à presidenta Dilma Rousseff.
Segundo informações de integrantes do Conselho Nacional dos Seringueiros, os dois eram lideranças do assentamento Praia Alta e vinham denunciando, há tempos, o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Centenas de Educadores alunos e pais foram às ruas reivindicar melhorias na educação Uruaraense, Com o som da musica do Cantor Gabriel Pensador (PEGA LADRÂO). Com saída ás 8 horas da escola Melvis Jones com destino a Câmara de Vereadores, Forun e Prefeitura.


neste dia 17 de Maio um Manifesto organizado pelo Sintepp de Uruará sai as Rua da cidade, centenas de Educadores alunos e pais foram às ruas reivindicar melhorias na educação Uruaraense, Com o som da musica do Cantor Gabriel Pensador (PEGA LADRÂO). Com saída ás 8 horas da escola Melvis Jones com destino a Câmara de Vereadores, Forun e Prefeitura.
 Pois segundo a categoria o Prefeito Eraldo Pimenta disse em uma reunião que deu 31% retroativo a Janeiro onde a categoria diz que o prefeito deu um calote nos educadores. Os manifestantes saíram às ruas e passaram em frente a Câmara de Vereadores e por incríveis que pareça não tinha nenhum vereador na câmara. Mas a passeata contou com a presença do Vereador Wlademir e da Vereadora Maria Piloneto que acompanharam os educadores ate o Forun e por final na Prefeitura municipal de Uruará.
As coordenadoras do SINTEPP Dulci e Cleuma relataram as dificuldades que a educação de Uruará vem vivenciando escolas com merenda de péssima qualidade, onde um aluno relatou que a merenda e muito ruim e só muda o formato do macarrão e a cor, onde a maioria dos alunos não comem a merenda outro ponto e a estrutura das escolas onde a falta de ventilação o mofo,goteiras nas salas de aulas banheiros imundos onde tem alunos que ficam por mais de 5 horas sem fazer sua necessidades pela falta de higiene dos banheiro dos colégios onde falta ate materiais de limpeza.  E segundo a coordenadora do Sintepp dinheiro tem, pois Uruara recebeu do FUNDEB só nesses últimos Quatro meses R$ 7.207.496.48 e cadê esse dinheiro, essa foi à pergunta mais questionada. Segundo as Coordenadoras do Sintepp o dinheiro do FUNDEB esta nas fazendas do Prefeito do secretario de Educação, pois os bois das fazendas dos mesmos não berram como os outros bois normais, eles berram FUNDEEEEEBBBBBBBBB. Em caminhada pelas ruas da Cidade se pode se chamar de rua, pois e só buracos e lama foram feitos muito questionamento no abandono de Uruará, saúde em estado de precariedade.
A Revolta dos educadores Uruaraese esta a flor da pele, pois segundo eles foram enganados pelo prefeito de Uruará. Onde o Prefeito fez uma reunião no dia 06 no Clube Socreca o prefeito oficializou o reajuste no salário do professor de 31%,retroativo a janeiro disse o Prefeito Eraldo Pimenta.
Diante da revolta dos Profissionais da educação do nível superior, alguns nos relataram que foram saqueados, pois a secretaria de Educação diminuiu em media de 10% a 30%, de seus salários, onde alguns receberam aumento, e outros saqueados.
O Vereador Wladimir Lobato Discursou na manifestação onde o mesmo ficou muito indguinado, onde relatou que o Prefeito Eraldo esta praticando um crime onde o mesmo deve ser punido, onde a justificativa do Prefeito e que o Regime Jurídico esta Velho e algumas leis não tem mais validade. Muito revoltado o Vereador disse que o Regime tem validade sim, pois ainda não foi feito outro. Segundo ele isso e um absurdo, pois quando e para usar para prejudicar um funcionário o Regime tem validade, mas quando e para amparar o servidor o Regime Jurídico esta velho isso e um absurdo.
 Onde os educadores relataram o que esta acontecendo no município de Uruará a respeito dos concursados que estão sendo prejudicados. A reivindicação dos Educadores e que ao assumir o novo concurso C-05 o qual foram aprovados a prefeitura reduzio seu salários e tirou o tempo de serviço e terão de passar pelo estagio probatório.
HÁ uns 20 dias atrás a mesma comissão esteve no Ministério Publico estadual com o Promotor de Justiça Dr. Arlindo onde o mesmo disse que os educadores têm direito. E iria tentar resolver a situação e pediu um prazo para averiguar o caso. Depois de uma semana a comissão dos educadores procurou o ministério publico para obter a resposta. Diante de um parecer de uma advogada da prefeitura Dra. Solange onde a mesma diz que os educadores não têm direito, pois o Regime Jurídico esta velho e nesse caso não tem validade.
Segundo o Regime jurídico único no ART.23 À promoção ou o acesso não interrompe o tempo de exercício que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da publicação do ato que promove ou ascende o funcionário
No Art.72- do Regime Jurídico diz, Fica dispensado de novo estagio probatório o funcionário estável que for nomeado para outro cargo publico municipal.
.Em conversa com pessoas que entende de lei, se a prefeitura esta desobedecendo ao Regime Jurídico poderá ser processada e responder por ação civil publica por improbidade administrativa.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A musa da mamata

Por 16 anos, entre 1995 e 2011, Mônica Alexandra da Costa Pinto arrancou suspiros pelos corredores da Assembleia Legislativa do Pará. Alta, morena, de longos cabelos lisos e corpo sempre em forma, tinha 28 anos quando foi contratada para cuidar da emissão dos contracheques dos servidores. Mas em fevereiro deste ano, a funcionária, hoje com 44 anos, revelou-se outro tipo de musa. Abandonada pelos antigos chefes e por um namorado parlamentar decidiu ir ao Ministério Público revelar detalhes de um dos maiores esquemas de corrupção registrados recentemente no País. Um esquema criminoso que, entre 2003 e 2010, pode ter desviado mais de 80 milhões de reais do Legislativo paraense.
De Monica Lewinsky, que mantinha uma relação com a pélvis do ex-presidente Bill Clinton, dos Estados Unidos, a Mônica Veloso, ex-amante do senador Renan Calheiros, não foram poucos os exemplos de mulheres abandonadas que foram à forra contra seus antigos protetores. Poucas possuíam, no entanto, um arquivo de informações tão formidáveis como a dessa nova Mônica, que atualmente monopoliza as atenções da Justiça, da imprensa e da polícia do Pará. Por sete anos, ela foi a principal operadora de um esquema de fraudes da folha de pagamento da Assembleia. Os desvios são estimados em 1 milhão de reais por mês e, segundo ela, beneficiavam ao menos dois ex-presidentes da casa: o ex-deputado Domingos Juvenil, do PMDB, e o atual- senador Mário Couto, do PSDB.
Couto, um dos mais importantes aliados do atual governador do Pará, Simão Jatene, foi presidente da Assembleia Legislativa entre 2003 e 2007, justamente quando se estabeleceu a quadrilha especializada em alterar contracheques, fazer compras superfaturadas, fraudar licitações e assombrar o Legislativo paraense com funcionários fantasmas e servidores “laranjas”. Foi sucedido por Juvenil, que tornou o esquema ainda mais agressivo, mas perdeu o controle da situação e cometeu o grave erro de tentar substituir Mônica Pinto por um afilhado, no início do ano passado.
Confira a matéria completa na Edição 646 de CartaCapital, já nas bancas

8 Respostas para “A musa da mamata”

  • Ronaldo Miranda Campelo disse: Sou paraense e me sinto humilhado por este Senador (Mário couto) representando o Pará.Bicheiro, foi beneficiado por grande esquema de corrupção que vai da execução da Alça Viária a sua gestão na Assembléia Legislativa. O povo do Pará merece melhores representantes, MPF, PF e MPE neles!
  • Wilson disse: Engraçado para nao dizer outra coisa, que quase todo dia esse $enador sobe na tribuna e fica posando de paladino da moral e da ética.
    Coitado do Pará,está em “ótimas” maos ( Jatene,Couto,Carepa,Barbalho.
    Será que esse tucananalha vai se pronunciar sobre essa grave denúncia ou nao dará explicações ao POVO BRASILEIRO,expressao que ele vulgariza com constância?
  • Edna Machado disse: Sou paraense e não estou feliz com as notícias sobre nosso estado, a única coisa que me alegra é ver que caiu a “máscara” do “Senador da moral, braço direito e também esquerdo do atual governador Tucano do partido que adora CPI, mas que se recusa a assinar a abertura de uma porque vai revelar a podridão de seu maior representante estadual e de seus aliados menores. É isso ai, começa a ruir o ninho tucano e os discursos dos bons moços.
    A moça em questão, é mais uma prova de que política e sedução quase sempre movimentaram e movimentam as crises mundiais políticas, pois, sexo e poder são sedutores, atraentes, convicentes…e perigosos se não forem bem resolvidos ou exercidos.
    Que se fapa justiça!
  • Luis Paiva disse: Esse Senador Mário Couto desviou mais de 50 milhões dos cofres da Assembléia e hoje banca uma de guarda da moralidade no senado.
  • Marcos C. Campos disse: Aqui no PR, não tem Mônica nenhuma na ALEP, mas a quantidade de fantasmas que havia (?) na Assembléia assustaria até o Chico Xavier. O detalhe é que o MP investiga, investiga e não se esclarece nada … Porque será ? Leandro , é uma prato cheia para reportagens agora que o blog do Esmael está proibido …
  • HELENO PINTO NOBRE disse: E POR ACASO ACHAM QUE VAI DAR EM ALGUMA COISA . OS RESPONSÁVEIS SERÃO PENALIZADOS OU IRÃO PARA A CADEIA ? NESTE PAIS DE LARÁPIOS TODO MUNDO ESTÁ FELIZ. ELES SÃO FELIZES ASSIM E NINGUÉM VAI FAZER NADA MESMO. VIVA A LADROAGEM E A ROUBALHEIRA. PARA QUE EDUCAÇÃO ; SAÚDE; SALÁRIOS DIGNOS PARA AS PESSOAS ; CARGA TRIBUTÁRIA DECENTE. QUEM ESTÁ PREOCUPADO ? TEM FUTEBOL; CARNAVAL TODOS OS ANOS; COPA DA MUNDO NO BRASIL; OLIM-PIADAS NO BRASIL. SE O POVO MORRE DE FOME E NÃO TEM NADA DO QUE É BOM E NÃO RECLAMA. ELES PODEM AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO COMO FIZERAM NO FIM DO ANO PASSADO ( SEJAM FEDERAIS; ESTADUAIS; MUNICIPAIS ) E DAI NINGUÉM VAI RECLAMAR. A VIDA SEGUE. NESTE CASO AQUI SOMENTE DURANTE 16 ANOS E DAI. SOMENTE PORQUE A MUSA DA MAMATA CHAMADA MÔNICA DA COSTA PINTO; AINDA BEM QUE NÃO É MINHA PARENTA ; FICOU DESILUDIDA RESOLVEU DENUNCIAR. VAI GANHAR A DENÚNCIA PREMIADA E FICARÁ SOLTA EMBORA TALVEZ TENHA SE BENEFICIADO DURANTE OS 16 ANOS. VIVA A ROUBALHEIRA FOI FEITA POR GENTE MUITO IMPORTANTE QUE TEM ISENÇÃO COMO EX-DEPUTADOS E EX-SENADORES. NÃO FAZ MAL NÃO AQUI NESTE PAIS TUDO PODE. POR ACASO ALGUÉM VAI FICAR INDIGNADO ? ME POUPEM. ESTE PAIS É O PAIS DOS SONHOS E DAS ILUSÕES. VALE TUDO. PODEM CONTINUAR ROUBANDO MESMO
  • loureiro disse: Os politicos do Pará, que certamente ja conheciam dos afair das Monicas com mandatarios , deviam ser mais precavidos.
    No afã da roubalheira,nem repararam que esta podia ser uma personagem mais explosiva,afinal ,uma Monica Pinto.
    Bem feito para os larapios sem cautela.
  • gilvanlao disse: Leandro, sistemas de informação aprimoram-se com o tempo, assim como aprimoram os arquivos em formas cada vea mais compactas e em formas mais sintética de prove-los. Uma forma supera outra e assim as comparações vão-se aprimorando também. É o formato que segue aprimorando e adequando cada vea mais o tipo e a forma em que a informação irá proceder em conteúdos desejáveis ou montantes subestimáveis como propõe seus impactos. um abraço
  • por Carta Capital

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Inscrições abertas para monitoria do Navegapará

rições abertas para monitoria do Navegapará
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) lança o edital para cadastro de reserva de monitores para os infocentros do Programa Navegapará, em parceria com o Programa Telecentros.BR. O objetivo é ampliar ... Inscrições abertas para monitoria do Navegapará

Solta o grito de 'é campeão': sete torcidas comemoram no domingo

Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Bahia de Feira, Chapecoense, Inter e Santa Cruz dão a volta olímpica em dia de muito nervosismo e emoção

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O domingo foi de muita festa no futebol brasileiro, com sete campeonatos estaduais chegando ao fim. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina, foi realizada a segunda partida da final. Os gaúchos tiveram a decisão mais extensa, com o campeão Inter saindo nas cobranças de pênaltis. Mas, não com menos emoção, também levantaram a taça Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Santa Cruz, Bahia de Feira e Chapecoense.
Na Vila Belmiro, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 e faturou o 19º título, diminuindo a diferença para o time do Parque São Jorge, que tem 26. O bicampeonato paulista é mais um feito da vitoriosa geração dos Meninos da Vila, que hoje têm em Neymar a sua maior estrela. O craque, para finalizar a campanha em grande estilo, deixou a sua marca. Arouca abriu o placar na partida que ofereceu mais um troféu para a grande coleção do técnico Muricy Ramalho.
Em Minas Gerais, a festa foi do Cruzeiro. Mas foi sofrido. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1, a equipe de Cuca deu a volta por cima e venceu o Atlético-MG por 2 a 0, gols de Wallyson e Gilberto. Foi a 36ª conquista estadual da equipe celeste, que diminui a vantagem do Atlético-MG, hoje com 40 títulos.
O nervosismo também deu o tom no Rio Grande do Sul. Depois de perder para o Grêmio no duelo de ida, no Beira-Rio, por 3 a 2, o Inter devolveu o placar neste domingo, no Olímpico, e levou a melhor nos pênaltis, conquistando o 40º troféu gaúcho e aumentando a diferença para o rival tricolor, que já foi campeão 36 vezes.
A festa mais surpreendente aconteceu na Bahia, onde o Bahia de Feira bateu o favorito Vitória por 2 a 1, no Barradão, num duelo digno de Davi x Golias. Foi o primeiro título da história do time do interior, que impediu o pentacampeonato rubro-negro. O Vitória segue com 26 conquistas.
Em Goiânia, o equilíbrio marcou a decisão entre Atlético-GO e Goiás. O jogo de ida e o de volta terminaram 1 a 1. E, como o Dragão fez a melhor campanha da primeira fase, faturou o bicampeonato, um feito inédito na sua história. Foi a 12ª conquista estadual do clube rubro-negro, que diminui a vantagem do rival, que tem 22 títulos.
No Catarinense, a festa foi do Chapecoense, que venceu o Criciúma por 1 a 0 e faturou a quarta taça da sua história. O mais curioso é que o Chapecoense, rebaixado em 2010, disputaria a Segunda Divisão nesta temporada. Mas se beneficiou da desistência do Atlético de Ibirama para retornar à elite e dar a volta olímpica. O Criciúma segue com nove títulos.
No jogo de maior público este ano no Brasil (62.243 presentes), o Santa Cruz foi derrotado pelo Sport (1 a 0), mas mesmo assim voltou a gritar "campeão" depois de seis anos, impedindo o hexa do Leão, já que venceu o primeiro jogo por 2 a 0. O Santa vai a 25 títulos, contra 39 do rival.
Por fim, no sábado, o Brasiliense levantou o título do Distrito Federal, o sétimo da sua história, ao empatar com o Gama por 1 a 1 no estádio Serejão, em Taguatinga. O Gama ainda é o maior campeão do DF, com dez conquistas.

Com direito a drama no fim, Peixe conquista o bi em cima do Timão

Com um gol inédito de Arouca, que nunca havia marcado pelo Alvinegro, e outro de Neymar, em falha de Julio Cesar, Santos leva 19ª taça estadual

por Adilson Barros, Carlos Augusto Ferrari e Julyana Travaglia
Foi dramático, como final normalmente é. Chuva fina, campo molhado, falhas de goleiros. Nervosismo, tensão e, finalmente, explosão. O Santos é bicampeão paulista. Um título histórico, o primeiro conquistado em uma decisão de fato na Vila Belmiro. E mais especial ainda para os santistas: em cima do Corinthians, o maior rival. A vitória por 2 a 1, neste domingo, deu ao Peixe seu 19º título estadual e confirmou a vocação vitoriosa da nova geração de Meninos da Vila, capitaneada por Neymar.
O primeiro tempo foi do Santos. Não por acaso, o time da casa abriu o placar aos 16 minutos, com Arouca. Ele mesmo, o volante que não marcava desde o dia 30 de outubro de 2008, quando garantiu a vitória do Fluminense sobre o Figueirense, por 1 a 0, no Campeonato Brasileiro. Durante a semana, o volante chegou a dizer que sonhava marcar seu primeiro gol com a camisa branca numa final de campeonato. Profecia realizada.
Ranking de títulos paulistas
Corinthians26
Palmeiras22
São Paulo21
Santos19
Antes desse gol, o Peixe já havia chegado perto aos sete minutos, em um chute cruzado de Léo. O Corinthians, embora tivesse mais a bola, tinha dificuldades para criar jogadas. Liedson, isolado, saía demais da área. Jorge Henrique e Dentinho mal foram vistos em campo, presas fáceis para a ótima marcação santista. Aos 20 minutos, preocupação para o Santos. Jonathan correu para fazer uma cobertura e sentiu uma fisgada na coxa direita. Foi substituído por Pará. O nível do time não caiu.
Adriano, leão de chácara da zaga praiana, não deixou Bruno César em paz. Ganhou todas as divididas e mostrou rapidez de raciocínio nas antecipações. Com isso, o Santos passou a criar muitas chances. Aos 34, Arouca acertou a trave com uma bomba de pé direito, aproveitando rebote numa cobrança de escanteio. Acuado, o Corinthians apelava para chutões em direção da área. Sem sucesso. Tanto que Rafael terminou o primeiro tempo sem praticar defesas difíceis.
neymar santos x corinthians taça (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Jogadores do Santos com a taça de campeão paulista de 2011 (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
A marcação santista era eficiente também porque Alan Patrick e Zé Eduardo voltavam para batalhar a bola, dando um refresco aos volantes. Neymar, mais à frente, driblava de um lado para o outro e dava bons passes, como o que acertou aos 39 para Alan Patrick. A bola veio por cima e o meia tentou completar de primeira. Mandou por cima do gol.
Na arquibancada, os torcedores do Santos empurravam o time criando um ambiente que misturava alegria e tensão. Os corintianos, em minoria, chegaram a se calar no momento do gol santista, mas passaram a cantar, empurrando o time para a virada. Era o Peixe, porém, quem estava mais perto do segundo.
Aos 43, Neymar apareceu livre pela esquerda. A zaga corintiana parou pedindo impedimento. A arbitragem mandou o lance seguir. O astro santista chegou de frente para Julio Cesar e não conseguiu concluir bem. Tentou um chute no vácuo, no estilo do palmeirense Valdivia, balançou o corpo, mas o camisa 1 do rival se manteve parado. Numa última tentativa, Neymar buscou o vão entre as pernas do corintiano, mas errou o alvo. A bola bateu no adversário e saiu.
Corinthians tenta apertar, mas Santos se segura
Novamente, o Corinthians passou a maior parte do tempo com a bola na etapa complementar. Rondou mais a área santista, trocou mais passes, mas tinha extrema dificuldade até para dominar a bola. Jorge Henrique não conseguia se aproximar de Liedson, que, sozinho, lutava no meio dos defensores santistas. A única chance mais clara para a equipe visitante saiu aos 14 minutos, quando Willian pegou rebote da zaga e emendou um tiro forte de direita. Rafael espalmou para a frente. Durval completou o corte.
O Santos, retraído, tentava encaixar um contra-ataque. Faltava, porém, alguém para acertar o passe final. Alan Patrick não conseguia dar sequência aos lances. Neymar, sozinho à frente, corria de um lado para o outro, só via a bola chegar pelo alto. Elano, que poderia armar, estava atuando como volante. Na única vez que o craque conseguiu dominar a bola, levou perigo. Ele recebeu pela esquerda e veio cortando para o meio. Rolou para Elano, que entrava livre. O chute, rasteiro e cruzado, foi para fora.
O jogo se tornava perigoso para o Santos. Preso demais lá atrás, a equipe de Muricy Ramalho apenas se segurava. A chuva apertou, o que deu uma maior carga de dramaticidade à partida.
À medida que o tempo passava, a pressão corintiana aumentava. O Timão se lançava inteiro para o ataque, abrindo enormes espaços para o Peixe revidar. Os atacantes do time da Baixada, porém, estavam extenuados. De repente, Neymar. Aos 38, ele recebeu pela esquerda, arrancou em velocidade. Mas, cansado, arrematou bem fraco. O chute, rasteiro e colocado, morreria fácil nas mãos de Julio Cesar. No entanto, o goleiro, em um lance de extrema infelicidade, deixou a bola escapar. Ela demorou eternos segundos para ultrapassar a linha, caprichosa, dramática, para fazer a Vila Belmiro explodir.
neymar santos x corinthians comemoração (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Autor do segundo gol, Neymar não se cansa de festejar (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
A torcida santista já gritava "é campeão", mas o jogo ainda não havia acabado. Aos 41, foi a vez de Rafael falhar. O goleiro, que estava seis jogos sem sofrer gols, saiu mal e Morais aproveitou, diminuindo a vantagem santista. Não havia tempo para mais nada porém. O Alvinegro se segurou lá atrás e esperou o apito final para comemorar o título.

domingo, 15 de maio de 2011

Jogadores do Borussia desfilam em carro aberto pelas ruas de Dortmund

Equipe comemora com a torcida um dia após o término da Bundelisga

Dortmund, Alemanha
Um dia após o encerramento do Campeonato Alemão, os jogadores do Borussia desfilaram em carro aberto pelas ruas de Dortmund. Desta vez, os atletas puderam exibir a taça do Campeonato Alemão aos torcedores, que se amontoaram por todos os pontos da cidade. A equipe comandada por Juergen Klopp conquistou a competição com duas rodadas de antecedência. O Bayer Leverkusen foi o vice-campeão.
O ônibus com a delegação do Dortmund passou pelas principais ruas da cidade, sempre acompanhado por uma multidão de torcedores. O Borussia não conquistava a Bundesliga desde 2002. O clube foi campeão também em 1956, 1957, 1963, 1995 e 1996.
Os brasileiros Dede, ex-Atlético-MG, Antonio da Silva, ex-Flamengo, e Felipe Santana, ex-Figueirense, fazem parte do grupo do Dortmund. Dede estava presente na campanha do último título do Borussia, em 2002.
borussia dortmund (Foto: Reuters)Jogadores do Borussia exibem taça da Bundesliga à torcida na cidade de Dortmund (Foto: Reuters)
borussia dortmund (Foto: Reuters)Kehl e Dede mostram o troféu da Bundesliga (Foto: Reuters)
POR GLOBOESPORTE.COM
 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PRODEPA é parceira do Ação Global de Tucuruí, Link do NAVEGARARÁ garante sinal de internet durante o evento




O Mutirão de Cidadania Ação Global realizado pelo SESI- Pará (Serviço Social de Industria), em parceria com a Rede Globo e com sua afiliada TV Liberal será promovido no Município de  Tucuruí, é a primeira vez que a Cidade, do Sudeste do Pará, recebe o evento. Durante a Ação, dia 14 de maio, das 9h às 17h, serão oferecidos serviços de cidadania, educação, saúde, cultura, esporte e lazer.
 A Ação tem apoio do Governo do Estado, A PRODEPA (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará) será responsável pelo link de acesso à internet, através da rede do NAVEGAPARÁ, contando com apoio técnico da equipe de seu Núcleo Regional Marabá.
                O acesso provido pela rede NAVEGARAPÁ dará subsídio aos atendimentos nos três locais de prestação de serviço: No Centro Poliesportivo do Município, com ações de cidadania; Na Escola Estadual Darci Ribeiro, com serviços voltados para educação; E na Escola Estadual Irmã Ivone, com serviços de saúde.

OAB recebe comissão de deputados federais para falar do escândalos na AL

A comissão formada pelos deputados federais Claudio Puty, Protógenes Queiroz, Jean Wylys e Praciano, foram a OAB para uma audiência pública com uma balanço das reuniões que tiveram com o Ministério Público Estadual, Federal, Receita e com a Monica Pinto.
Claudio Puty relatou que a comissão é de acompanhamento das ações que estão sendo resposaveis pelas investigações, dar apoio político e sugerir mudanças no controle destes órgãos.
Protógenes Queiróz mostrou-se assustado com o valor desviado e as diversas maneiras utilizadas para isto. Disse que o próprio Banpará está envolvido nos desvios. Gastaram só em alimentação na Assembléia Legislativo, durante um ano, vinte e três milhões, enquanto isso o sistema penal brasileiro gastou no mesmo período dezessete milhões.
O deputado Jean Wylys disse que a Comissão de Deputados deliberou por pedir proteção a Monica Pinto que é uma testemunha muito importante. E depois de ouvi-la, chega-se a conclusão que o desvio envolve o senador Mário Couto, Domingos Juvenil e o deputado Júnior Hage. Apenas para citar um fato, a Assembléia tinha oitocentos estagiários fantasma, cujo a remuneração era sacada no Banpará apenas por uma pessoa. Concluiu pedindo ao Presidente Jarbas que nomeasse um conselheiro para acompanhar as investigações, e ao povo que faça um panelaço exigindo a CPI.
O presidente Jarbas Vasconcelos informou e convocou os presentes para uma caminhada contra a corrupção no dia 28.05 com saída da Praça da Trindade.



Inscrições abertas para monitoria do Navegapará

Inscrições abertas para monitoria do Navegapará
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) lança o edital para cadastro de reserva de monitores para os infocentros do Programa Navegapará, em parceria com o Programa Telecentros.BR. O objetivo é ampliar o atendimento das demandas para implantação de Infocentros do Navegapará no Estado. A inscrições podem ser feitas a partir do dia 9 de maio até às 14 horas do dia 24 de junho de 2011.
Para participar os interessados devem ter entre 16 e 29 anos, morar na comunidade na qual o infocentro será instalado, ter concluído ou estar cursando o ensino médio, ter conhecimento em informática básica, entre outros requisitos. Os candidatos selecionados receberão bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) no valor de R$ 241,50 e com duração de 12 meses.
Além de atuar no atendimento ao público no espaço do infocentro, o monitor deverá participar do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR, oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital. O curso incentivará o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para alavancar transformações sociais na comunidade, na qual o monitor está inserido. As atividades do monitor-bolsista serão acompanhadas pelos Coordenadores de Bolsas indicados pela Sedect, por um Tutor do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR e pelo Gestor do Infocentro.
Confira o Edital completo, clicando aqui.
Leia também: Navegapará amplia serviços a partir de parceria com programa federal
Texto: Raphael Freire

Modelo vai a programa de TV britânico mostrar seios gigantes que crescem 2,5 cm por mês

 
A americana Chelsea Charms fez uma aparição em um programa na tv britânica e deixou todos surpresos com o tamanho dos seus seios.
A garota busca ser reconhecida como a mulher com o maior par de seios do mundo.
De acordo o britânico Daily Mail, durante o período em que Chelsea esteve no programa, milhares de mensagens foram enviadas para o Facebook e Twitter da emissora, quase todas criticando a aparência da garota.
Chelsea contou que leva a vida como dançarina exótica e que o tamanho dos seus seios podem variar. Ela explicou que o material usado nas mamas cria uma espécie de soro que aumenta o tamanho deles, num processo que nunca para. Segundo ela, seus seios crescem cerca de 2,5 centímetros por mês.
A maioria das garotas que fizeram esse procedimento parou em algum ponto que eu estou apenas esperando que aconteça“, brincou ela.
Obviamente, ter seios tão grandes tem suas desvantagens. Ela revelou que tem dificuldades para comer e que não pode mais dormir de bruços. Além disso, viajar de avião tornou-se uma tarefa muito difícil.
Ela também precisa realizar exercícios físicos diários para poder sustentar os seios, que pesam aproximadamente o mesmo peso que duas melancias grandes.
Vale lembrar que a brasileira Sheyla Hershey, também dona de enormes seios, acabou retirando as próteses de silicone depois de sofrer uma grave infecção.

Veja outras matérias curiosas, clicando aqui.   POR IG

sábado, 7 de maio de 2011

Ministério da Justiça lança Campanha Nacional do Desarmamento 2011

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lançou nesta sexta-feira (06), às 10 horas, no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma Arma do Futuro do Brasil. O objetivo da campanha, que reúne órgãos governamentais e várias entidades da sociedade civil, é recolher o maior número possível de armas e aumentar a segurança de todos os brasileiros. Dados oficiais indicam que do total de homicídios registrados por ano no Brasil, 80% são cometidos com armas compradas legalmente. De acordo com estudos como o Mapa da Violência, a realização de campanhas para o recolhimento ou legalização de armas tem impacto direto na redução do índices de criminalidade, notadamente os índices de homicídios. O Ministério da Justiça realizou campanhas para entrega voluntária e para a legalização de armas em 2004/2005 e 2008/2009.
A Campanha Nacional do Desarmamento, que começa nesta sexta-feira, se estenderá até 31 de dezembro de 2011. Tem como premissa a boa fé do cidadão ou cidadã que vai entregar a arma e está baseada no Estatuto de Desarmamento (Lei 10.826/2003). É o Estatuto que regulamenta o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição no Brasil.
Desta vez, a campanha traz novidades em relação às outras duas já realizadas pelo governo federal: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização da arma no ato da entrega; a indenização mais rápida e a ampliação da rede de recolhimento. O propósito é facilitar todos os trâmites para quem quiser participar da campanha, entregar a arma e contribuir para construção de um país com mais segurança.Passo a passo para entregar sua arma

Divisão do Pará: Plebiscito ainda não está definido

A aprovação dos projetos de decreto legislativo que autorizam a realização de plebiscitos sobre a divisão do Estado do Pará deixou uma dúvida fundamental sem resposta. Quem deve ser consultado no plebiscito: toda a população do Pará ou somente os eleitores das regiões que podem ser desmembradas? Por enquanto, esse questionamento está sem resposta. Tanto o projeto de plebiscito do Carajás quanto a Constituição Federal têm brechas que permitem as duas interpretações. Poderá caber à Justiça definir esse impasse.

Ao contrário do projeto de plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, que deixa clara a consulta em todo Estado, o que trata do plebiscito do Carajás diz somente que 'será consultada a população de acordo com § 3º do art. 18 da Constituição Federal'. O texto enuncia que será consultada a população diretamente interessada. O mesmo artigo trata da fusão, incorporação e criação de novos municípios, e nesse caso, o constituinte define que será consultada toda a população do município. São essas brechas que alimentam o argumento de que o plebiscito pode ocorrer somente no Estado a ser desmembrado. Uma vez que nunca foi criada uma nova Unidade Federativa após a Constituição de 1988, se for reproduzir esse mesmo texto do município para o novo Estado, pode-se interpretar que somente a população que pode se emancipar é a interessada e que deverá ser consultada.

Para o ex-deputado e constituinte Gerson Peres (PP), que em 1988 encaminhou a votação o projeto do ex-deputado Paulo Roberto para a criação do Estado do Tapajós, junto com o de Tocantins, essa interpretação não tem embasamento. 'População interessada é todo o Estado. Trata-se da maioria absoluta. A soma do eleitorado da população do sul do Pará tem maioria absoluta? Não. A soma do eleitorado do Baixo-Amazonas tem maioria absoluta? Não. A soma das duas populações tem maioria? Não tem. Quem tem a maioria é a população do Estado do Pará. Pode ter outra interpretação, mas o texto está claro. O constituinte coloca aqui que os Estados podem se fundir e se separar. Mas para isso as duas populações têm que estar de acordo. Para se fundir com outro Estado tem que ouvir as duas populações, para desmembrar parte de si mesmo, não pode ouvir só a parte. Isso é lógica', explicou.

O atual chefe da Casa Civil do governo do Pará, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB), que se posiciona contra a divisão do Estado, classifica como 'golpe' a tentativa de levar o plebiscito somente para a região que pleiteia a separação. 'Não há dúvida de que quem tem que ser ouvida é toda a população do Pará, com base no dispositivo constitucional e na lei complementar que regula os plebiscitos. Qualquer interpretação diferente disso é golpe, armadilha, molecagem, irresponsabilidade que serão rechaçadas da maneira mais veemente possível, democraticamente', diz o tucano, afirmando que a intenção dos separatistas é levar o caso para a Justiça. 'Segundo soube de uma liderança do sul do Estado, nós teríamos aí, ainda, um golpe sendo preparado, que seria tentarem, por via judicial, que o plebiscito ocorresse apenas nas áreas que querem se emancipar. O que eu tenho certeza que não será conseguido pela via judicial', completa. Principal articulador para a aprovação dos projetos de plebiscito no Congresso, o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) avalia que caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) essa decisão.

Prefeito de Santarém aprova separação - Prefeitos das cidades que passariam a ser capitais, na hipótese de ser aprovada em plebiscito a divisão do Pará, defendem a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Na quinta-feira, a Câmara aprovou projetos de realização de plebiscitos para decidir sobre a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Pela proposta, Carajás estaria localizado a sul e sudeste do Pará e teria como capital a cidade de Marabá. O novo estado teria 39 municípios, com área equivalente a 25% do atual território do Pará. O Estado de Tapajós estaria localizado a oeste do Pará, ocupando cerca de 58% da área total do Estado. O novo estado teria 27 municípios e a capital seria Santarém.

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, afirmou que a criação de Tapajós tem o apoio das lideranças políticas e da população da região. 'A população não só de Santarém, mas de todo o oeste do estado, comemorou a decisão.' Segundo ela, a criação de Tapajós é uma reivindicação histórica e cultural. O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, disse que vai 'batalhar' pela criação de Carajás. 'A maioria da população da região é favorável à divisão', disse Magalhães. 'Somos uma região de difícil acesso e com pouca presença do governo estadual.'

ACP vê risco de perda da liderança política na região Norte - 'O Pará corre o risco de perder a liderança política na região Norte e ficar fragilizado para dialogar, encaminhar a instalação de grandes projetos de desenvolvimento no território estadual, inclusive, poder arcar com os efeitos socioeconômicos desses empreendimentos, caso se concretize a divisão do Estado'. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Sérgio Bitar, ontem à noite, na cerimônia comemorativa dos 192 anos de funcionamento da ACP, além dos 23 anos do Conselho dos Jovens Empresários do Pará (Conjove) e dos 17 anos do Conselho da Mulher Empresária (CME), no Salão Nobre da Assembleia Paraense.  fonte   ORM

Ao comentar a proposta de realização de plebiscitos para a divisão territorial do Pará em três Estados (Carajás, Tapajós e Pará), Bitar ressaltou que a ACP já vinha desenvolvendo uma campanha contra a divisão do Estado e, a partir de agora, essa ação com o posicionamento da entidade será intensificada.
 'Com a divisão, os três Estados propostos se enfraquecem', afirmou, argumentando que os custos administrativos dessas novas áreas serão altíssimos. O presidente do Conjove, Fabrício Guaglianone, compartilha da posição de Bitar. 'Eu penso que se deve manter integrado o desenvolvimento do Estado', afirmou.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pará tem quase seis mil casos de dengue confirmados

Mais de 14 mil casos de dengue foram notificados no Pará. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (5), no 11º informe sobre a doença no Estado. Do total de casos notificados, quase seis mil foram confirmados. O levantamento foi feito entre 1º de janeiro a 30 de abril deste ano.
Os municípios com mais casos notificados foram Altamira (1.293), Santarém (1.132), Marabá (954), Parauapebas (937), Belém (803), Tucuruí (512), Marituba (473), Itaituba (453), Novo Progresso (398), Castanhal (385), Paragominas (374), Monte Alegre (298), Cametá (250), Abaetetuba (247), Novo Repartimento (243), Ulianópolis (240), Pacajá (232), Salinópolis (221), Breu Branco (218) e Jacundá (211).
 Em relação aos casos confirmados, os municípios com maior registro são Altamira (814), Santarém (619), Marabá (443), Parauapebas (373), Belém (359), Tucuruí (327) e Marituba (297). Até o momento, houve sete óbitos por dengue no Estado, sendo duas mortes em Belém e uma em cada um dos seguintes municípios: Altamira, Pacajá, Santarém, Soure e Tucuruí.

A Coordenação Estadual de Controle da Dengue informa ainda que o monitoramento continua sendo intensificado nos 77 municípios prioritários, que já receberam visita de técnicos da área de Vigilância à Saúde da Sespa e do Grupo de Mobilização Social, no intuito de envolver gestores, trabalhadores, organizações não governamentais e demais segmentos no combate à dengue.
As principais ações são a notificação imediata de todos os casos suspeitos de dengue e o combate aos focos de mosquito Aedes Aegypti nos locais das notificações, evitando o surgimento de novos casos.
 A Sespa recomenda que a população continue vigilante, assim como os profissionais nas unidades de saúde, pois ainda não acabou o período de sazonalidade da dengue, quando aumenta o risco de contrair a doença.
 Tipo 4 - Além disso, já foram confirmados 11 casos de dengue tipo 4 (DENV4) no Pará, sendo dez em Belém e um em Ananindeua, o que requer vigilância dobrada em função do risco de epidemia, já que a maioria das pessoas ainda não entrou em contato com esse sorotipo da doença.
Os 10 casos de dengue tipo 4 em Belém ocorreram nos bairros de Maracacuera, Águas Negras, Tenoné, Pratinha, Cabanagem, Marambaia, Marco, Canudos e Condor. Em Ananindeua, o caso foi registrado no bairro do Coqueiro. Todos os casos foram tratados a tempo e não apresentaram manifestações hemorrágicas, segundo a Sespa.
Para minimizar o impacto da circulação do novo vírus, as Vigilâncias Epidemiológicas de Belém e Ananindeua realizaram as seguintes ações: investigação de campo para avaliação do caso e determinação da amplitude da circulação viral, investigação para identificar onde os pacientes infectados e intensificação do combate ao mosquito adulto e às larvas, por meio de controle biológico e químico.
 Também há orientação quanto à criação dos comitês municipais de combate à dengue e a gestores de escolas, técnicos e funcionários da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), visando a formação de multiplicadores para ações preventivas.
 A Unidade Sentinela, que funciona no Hospital Abelardo Santos, encaminhou, até o momento, 97 amostras para análise ao Laboratório Central do Estado (Lacen), das quais 31% tiveram resultado positivo para dengue e foram encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) para identificação do vírus circulante. A finalidade desse trabalho é apenas identificar os sorotipos existentes na cidade.
 Seguindo diretriz do Ministério da Saúde, a Sespa continua a vigilância sobre os casos graves e óbitos suspeitos de dengue, exigindo que os municípios informem em 24 horas à Coordenação Estadual de Controle da Dengue a ocorrência de casos graves ou suspeita de óbito pela doença. O objetivo é fazer o bloqueio vetorial na área e evitar que mais pessoas adoeçam. Até hoje, foram internados 210 pacientes suspeitos de dengue com complicação, dos quais cinco continuam sob avaliação médica e os demais tiveram alta por cura. fonte ORM

Câmara aprova plebiscito sobre criação dos estados de Tapajós e Carajás

Em sessão sem quorum e apenas por voto simbólico dos líderes a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a autorização para que a justiça Eleitoral realize em Novembro de 2011 plebiscito para consultar o povo do Pará sobre a divisão territorial e criação de dois novos estados, o Tapajós e Carajás.

Por inacreditável que possa parecer, nem um deputado da bancada paraense defendeu a integridade do nosso território, muitos estavam até ausente de plenário.

Agora começará um intensa campanha pelo sim e pelo não. Aqueles que defenderão a favor de que o Pará permaneça inteiro, sem a divisão levarão grande desvantagem nesta disputa, pois terão que enfrentar o dinheiro dos fazendeiros, sojeiros, da Vale e da Norte Energia que construirá Belo Monte, todos a favor da divisão. Quem ficar do lado do Pará terá que andar com os seus próprios pés e fazer uma campanha do tostão contra o milhão.
O Plenário aprovou nesta quinta-feira dois projetos de decreto legislativo que autorizam a convocação e a realização de plebiscitos sobre a divisão do Pará e a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás (veja ilustração ao lado). Os textos aprovados determinam que as consultas públicas deverão ocorrer dentro do prazo de seis meses após a publicação dos decretos autorizativos.
A primeira proposta (PDC 731/00), que trata do plebiscito para a criação do estado de Tapajós, deverá retornar ao Senado por ter sido alterada na Câmara. O texto aprovado é o substitutivo da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, apresentado pelo relator, deputado licenciado Asdrubal Bentes (PMDB-PA).
Em plenário, a matéria foi relatada pelo deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). Segundo o parecer, a proposta precisou ser modificada para incorporar vários municípios criados ao longo do tempo em que a proposta tramitou no Congresso. Houve ainda alterações para tornar mais claros os procedimentos a serem adotados caso o plebiscito seja aprovado pela população.
O texto aprovado determina que no prazo de dois meses, contado da proclamação do resultado do plebiscito e se este for favorável à criação do novo estado do Tapajós, a Assembleia Legislativa do Pará deverá se manifestar sobre a medida, devendo dar conhecimento da decisão ao Congresso Nacional em três dias úteis.
O estado de Tapajós, se aprovado, terá 27 municípios e corresponderá a 58% do atual território paraense, na região oeste.
Carajás
A segunda proposta aprovada (PDC 2300/09), que prevê a realização de plebiscito para a criação do estado de Carajás, não foi alterada na Câmara e segue para a promulgação. Em plenário, a matéria foi relatada pelo deputado João Campos (PSDB-GO).
Caso seja aprovado, o novo estado de Carajás terá 39 municípios e ocupará uma área equivalente a cerca de 25% das regiões Sul e Sudeste do território atual do Pará.
Segundo a Constituição, os estados podem incorporar-se, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros ou formar novos estados ou territórios federais mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Adiós, Real! Barça segura vantagem, empata com o rival e está na decisão


O Barcelona jogou como Barcelona, se impôs diante do Real Madrid e conquistou a vaga na final da Liga dos Campeões. Na tarde desta terça-feira, no Camp Nou, o time catalão cansou de perder oportunidades, principalmente com Lionel Messi, e empatou por 1 a 1 com os merengues. Por conta do triunfo por 2 a 0 no jogo de ida, no Santiago Bernabéu, a equipe comandada por Pep Guardiola carimbou o passaporte para Wembley, na Inglaterra, mesmo local da conquista do primeiro título da equipe na Champions League, em 1992.
Assim como na semana passada, os jogadores do Real Madrid reclamaram da arbitragem. Desta vez, o motivo foi um gol mal anulado pelo árbitro belga Frank de Bleeckere logo no início da etapa final. O tento colocaria os merengues na frente dos rivais e, provavelmente, mudaria a história do jogo. O juiz, inclusive, foi citado pelo técnico José Mourinho por um suposto erro na Champions do ano passado quando expulsou Thiago Mota, do Inter de Milão, clube comandado pelo gajo na época.
GALERIA DE FOTOS: imagens do jogão entre Barcelona e Real Madrid
Com a classificação, o Barcelona está à espera do vencedor do duelo entre Manchester United e Schalke 04. As duas equipes decidem a vaga na decisão da Liga dos Campeões nesta quarta-feira, 15h45m (de Brasília), no Old Trafford, na Inglaterra. No primeiro jogo, os Diabos Vermelhos venceram por 2 a 0. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Pedro comemora gol do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: EFE)Pedro comemora o gol do Barcelona na partida contra o Real Madrid, no Camp Nou (Foto: EFE)
Barça pressiona, e Real não dá um chute a gol na etapa inicial
Cristiano Ronaldo e Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo tenta desarmar Daniel Alves na
partida entre Barça e Real Madrid (Foto: Reuters)
Enquanto Guardiola mostrou a mesma ousadia de sempre no Barça, com toques e posse de bola, José Mourinho não pôde comandar a equipe na beira do gramado por ter sido expulso no jogo de ida. O português preferiu nem se arriscar no Camp Nou e acompanhou a partida do hotel onde a delegação merengue está hospedada na Catalunha.
Com Mourinho longe, o Real Madrid entrou em campo com o esquema tático que predominou durante toda a temporada: o 4-2-3-1. As alterações foram em peças. Sérgio Ramos, suspenso, Khedira, machucado, e Özil, no banco de reservas, foram substituídos, respectivamente, por Arbeloa, Lass Diarra e Kaká, que voltou a ser titular após estar completamente recuperado de um problema no joelho.
Nos jogos anteriores contra o Barcelona, José Mourinho preferiu atuar sem centroavante, com Özil e Cristiano Ronaldo se revezando no comando do ataque. Já o Barça... O esquema de sempre: o 4-3-3. Com muito toque e posse de bola, características adotadas pelo comandante Pep Guardiola desde que assumiu a equipe, em 2008.
E o confronto no Camp Nou começou mais frio do que se imaginava. O Real Madrid, apesar do retorno do esquema, não conseguia chegar com força ao ataque. O Barcelona usava o expediente de sempre: posse de bola até encontrar um buraco na defesa rival. Até aos 20 minutos da etapa inicial, nada. Nem os catalães, nem os merengues.
Porém, a partir daí, o Barcelona encontrou o caminho das pedras e só não abriu o marcador por conta da ótima atuação de Casillas. A primeira chance clara de gol aconteceu aos 21 minutos. Xavi cobrou escanteio da direita na cabeça de Busquets. Completamente sozinho na marca do pênalti, o espanhol pegou mal na bola e o arqueiro defendeu com tranquilidade no meio da meta.
Messi na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters)Messi foi o destaque do primeiro tempo da partida desta terça-feira (Foto: Reuters)

Aos 30, Messi começou a desequilibrar a partida e perdeu duas chances claras de abrir o marcador. Na primeira, aos 31, o argentino recebeu na direita, avançou para a meia-lua e bateu colocado. Casillas fez a defesa com segurança. No lance seguinte, aos 32, o camisa 10 do Barça dominou na entrada da área, deu um belo corte em Xabi Alonso e pegou mal na bola, que passou à esquerda do arqueiro do Real.
O domínio do Barcelona seguiu latente na primeira etapa. Aos 33, Messi desarmou Lass Diarra no meio-campo e puxou o contra-ataque. O hermano rolou para David Villa no bico da grande área, que chutou colocado, obrigando Casillas a se esticar todo para evitar o primeiro gol dos donos da casa.
E nada do Real acordar para pressionar o Barça, no Camp Nou. Aos 35, Villa recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para Iniesta. O espanhol só deu um toque na bola, que ficou à feição de Messi. O argentino soltou a bomba e Casillas fez outra grande defesa. Na etapa inicial, os merengues não deram um chute a gol.
Casillas faz defesa na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP)Casillas fez ótimas defesas no primeiro tempo e salvou o Real Madrid no Camp Nou (Foto: AFP)
Gol mal anulado no início da etapa final é motivo de reclamação no Real
Antes do início do segundo tempo, um torcedor invadiu o gramado e foi contido pelos seguranças. Com a bola rolando, o Real Madrid foi quem buscou o ataque logo no primeiro minuto. Cristiano Ronaldo arrancou do meio-campo, passou por um adversário e a bola sobrou para Higuaín, que tocou para o gol. Porém, na queda após o passe, CR7 derrubou Mascherano e o árbitro marcou falta do gajo, anulando o lance de forma equivocada (assista ao lado).
A pressão inicial da etapa final não assustou o Barcelona. Aos oito, Valdés iniciou a jogada na defesa e tocou para Daniel Alves na lateral direita. O brasileiro rolou para Iniesta na intermediária. O espanhol percebeu a entrada de Pedro nas costas de Marcelo, que não acompanhou o atacante, e fez um lindo lançamento para o camisa 17. O jogador invadiu a área e tocou na saída de Casillas: 1 a 0 para os donos da casa.
A princípio, Mourinho não poderia dar instruções por estar suspenso pela Uefa pela expulsão no jogo de ida, no Santiago Bernabéu. Mas recebendo informações ou não, o assistente Aitor Karanka acertou ao tirar Kaká para apostar na entrada de Özil. Minutos antes, aos nove, Adebayor já havia substituído Higuaín.
O Real Madrid subiu de produção e passou a atacar o Barcelona. Tudo o que não fez em Madri ou na etapa inicial do confronto no Camp Nou. Aos 18, os merengues foram premiados pelo esforço. Di María recebeu dentro da área e chutou na trave. Na sobra, o próprio argentino cruzou para Marcelo, que chutou no contrapé de Valdés: 1 a 1.
jogadores do Barcelona comemoram gol contra o Real Madrid (Foto: AFP)Jogadores do Barcelona comemoram gol marcado por Pedro contra o Real Madrid (Foto: AFP)
A partida ficou pegada com a proximidade doapito final. Marcelo abusou da virilidade e fez falta dura em Messi, sendo advertido com o amarelo. A resposta do argentino? Na bola. No minuto seguinte, caneta em Ricardo Carvalho em contra-ataque do Barça. Aos 34, o Camp Nou começou a gritar o nome de Abidal. O francês, que passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no fígado há 42 dias, foi chamado por Guardiola para o aquecimento.
No último minuto, Abidal entrou na vaga de Puyol e foi ovacionado pelo público. O jogador foi aplaudido de pé pelos torcedores que foram ao estádio. Pouco tempo depois, o belga Frank de Bleeckere apitou o fim do confronto e o francês foi atirado para o alto pelos companheiros, felizes com o seu retorno e, claro, com a classificação à final da Champions.
Jogadores do Barcelona comemoram classificação com Abidal (Foto: AFP)Jogadores do Barcelona comemoram o retorno de Abidal à equipe (Foto: AFP) fonte GLOBOESPORTE.COM