quarta-feira, 18 de maio de 2011

A musa da mamata

Por 16 anos, entre 1995 e 2011, Mônica Alexandra da Costa Pinto arrancou suspiros pelos corredores da Assembleia Legislativa do Pará. Alta, morena, de longos cabelos lisos e corpo sempre em forma, tinha 28 anos quando foi contratada para cuidar da emissão dos contracheques dos servidores. Mas em fevereiro deste ano, a funcionária, hoje com 44 anos, revelou-se outro tipo de musa. Abandonada pelos antigos chefes e por um namorado parlamentar decidiu ir ao Ministério Público revelar detalhes de um dos maiores esquemas de corrupção registrados recentemente no País. Um esquema criminoso que, entre 2003 e 2010, pode ter desviado mais de 80 milhões de reais do Legislativo paraense.
De Monica Lewinsky, que mantinha uma relação com a pélvis do ex-presidente Bill Clinton, dos Estados Unidos, a Mônica Veloso, ex-amante do senador Renan Calheiros, não foram poucos os exemplos de mulheres abandonadas que foram à forra contra seus antigos protetores. Poucas possuíam, no entanto, um arquivo de informações tão formidáveis como a dessa nova Mônica, que atualmente monopoliza as atenções da Justiça, da imprensa e da polícia do Pará. Por sete anos, ela foi a principal operadora de um esquema de fraudes da folha de pagamento da Assembleia. Os desvios são estimados em 1 milhão de reais por mês e, segundo ela, beneficiavam ao menos dois ex-presidentes da casa: o ex-deputado Domingos Juvenil, do PMDB, e o atual- senador Mário Couto, do PSDB.
Couto, um dos mais importantes aliados do atual governador do Pará, Simão Jatene, foi presidente da Assembleia Legislativa entre 2003 e 2007, justamente quando se estabeleceu a quadrilha especializada em alterar contracheques, fazer compras superfaturadas, fraudar licitações e assombrar o Legislativo paraense com funcionários fantasmas e servidores “laranjas”. Foi sucedido por Juvenil, que tornou o esquema ainda mais agressivo, mas perdeu o controle da situação e cometeu o grave erro de tentar substituir Mônica Pinto por um afilhado, no início do ano passado.
Confira a matéria completa na Edição 646 de CartaCapital, já nas bancas

8 Respostas para “A musa da mamata”

  • Ronaldo Miranda Campelo disse: Sou paraense e me sinto humilhado por este Senador (Mário couto) representando o Pará.Bicheiro, foi beneficiado por grande esquema de corrupção que vai da execução da Alça Viária a sua gestão na Assembléia Legislativa. O povo do Pará merece melhores representantes, MPF, PF e MPE neles!
  • Wilson disse: Engraçado para nao dizer outra coisa, que quase todo dia esse $enador sobe na tribuna e fica posando de paladino da moral e da ética.
    Coitado do Pará,está em “ótimas” maos ( Jatene,Couto,Carepa,Barbalho.
    Será que esse tucananalha vai se pronunciar sobre essa grave denúncia ou nao dará explicações ao POVO BRASILEIRO,expressao que ele vulgariza com constância?
  • Edna Machado disse: Sou paraense e não estou feliz com as notícias sobre nosso estado, a única coisa que me alegra é ver que caiu a “máscara” do “Senador da moral, braço direito e também esquerdo do atual governador Tucano do partido que adora CPI, mas que se recusa a assinar a abertura de uma porque vai revelar a podridão de seu maior representante estadual e de seus aliados menores. É isso ai, começa a ruir o ninho tucano e os discursos dos bons moços.
    A moça em questão, é mais uma prova de que política e sedução quase sempre movimentaram e movimentam as crises mundiais políticas, pois, sexo e poder são sedutores, atraentes, convicentes…e perigosos se não forem bem resolvidos ou exercidos.
    Que se fapa justiça!
  • Luis Paiva disse: Esse Senador Mário Couto desviou mais de 50 milhões dos cofres da Assembléia e hoje banca uma de guarda da moralidade no senado.
  • Marcos C. Campos disse: Aqui no PR, não tem Mônica nenhuma na ALEP, mas a quantidade de fantasmas que havia (?) na Assembléia assustaria até o Chico Xavier. O detalhe é que o MP investiga, investiga e não se esclarece nada … Porque será ? Leandro , é uma prato cheia para reportagens agora que o blog do Esmael está proibido …
  • HELENO PINTO NOBRE disse: E POR ACASO ACHAM QUE VAI DAR EM ALGUMA COISA . OS RESPONSÁVEIS SERÃO PENALIZADOS OU IRÃO PARA A CADEIA ? NESTE PAIS DE LARÁPIOS TODO MUNDO ESTÁ FELIZ. ELES SÃO FELIZES ASSIM E NINGUÉM VAI FAZER NADA MESMO. VIVA A LADROAGEM E A ROUBALHEIRA. PARA QUE EDUCAÇÃO ; SAÚDE; SALÁRIOS DIGNOS PARA AS PESSOAS ; CARGA TRIBUTÁRIA DECENTE. QUEM ESTÁ PREOCUPADO ? TEM FUTEBOL; CARNAVAL TODOS OS ANOS; COPA DA MUNDO NO BRASIL; OLIM-PIADAS NO BRASIL. SE O POVO MORRE DE FOME E NÃO TEM NADA DO QUE É BOM E NÃO RECLAMA. ELES PODEM AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO COMO FIZERAM NO FIM DO ANO PASSADO ( SEJAM FEDERAIS; ESTADUAIS; MUNICIPAIS ) E DAI NINGUÉM VAI RECLAMAR. A VIDA SEGUE. NESTE CASO AQUI SOMENTE DURANTE 16 ANOS E DAI. SOMENTE PORQUE A MUSA DA MAMATA CHAMADA MÔNICA DA COSTA PINTO; AINDA BEM QUE NÃO É MINHA PARENTA ; FICOU DESILUDIDA RESOLVEU DENUNCIAR. VAI GANHAR A DENÚNCIA PREMIADA E FICARÁ SOLTA EMBORA TALVEZ TENHA SE BENEFICIADO DURANTE OS 16 ANOS. VIVA A ROUBALHEIRA FOI FEITA POR GENTE MUITO IMPORTANTE QUE TEM ISENÇÃO COMO EX-DEPUTADOS E EX-SENADORES. NÃO FAZ MAL NÃO AQUI NESTE PAIS TUDO PODE. POR ACASO ALGUÉM VAI FICAR INDIGNADO ? ME POUPEM. ESTE PAIS É O PAIS DOS SONHOS E DAS ILUSÕES. VALE TUDO. PODEM CONTINUAR ROUBANDO MESMO
  • loureiro disse: Os politicos do Pará, que certamente ja conheciam dos afair das Monicas com mandatarios , deviam ser mais precavidos.
    No afã da roubalheira,nem repararam que esta podia ser uma personagem mais explosiva,afinal ,uma Monica Pinto.
    Bem feito para os larapios sem cautela.
  • gilvanlao disse: Leandro, sistemas de informação aprimoram-se com o tempo, assim como aprimoram os arquivos em formas cada vea mais compactas e em formas mais sintética de prove-los. Uma forma supera outra e assim as comparações vão-se aprimorando também. É o formato que segue aprimorando e adequando cada vea mais o tipo e a forma em que a informação irá proceder em conteúdos desejáveis ou montantes subestimáveis como propõe seus impactos. um abraço
  • por Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário