Mais de 70 lideranças saíram do Pará no inicio desta semana em direção a Brasília em busca de demandas de interesse da sociedade local com o governo federal para a região Oeste do Pará.
![]() |
A caravana composta por senador, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças sindicais, consócios, associações dos municípios, representante da sociedade civil organizada, setores empresárias e de movimentos sociais – percorreu 13 ministérios e o BNDES entre os dias 23 a 26 de junho de 2015.
O objetivo das audiências foi apresentar as problemáticas e debater as políticas publicas de fomento nas áreas da educação, rodovias federais, energia, cultura, turismo, mas acima de tudo encontrar saídas e criar ações para alavancar a economia de maneira sustentável junto aos ministérios para a região.
Esta Região, formada por três regiões administrativas - Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós - integra um projeto de desenvolvimento do país, onde está sendo construído um dos maior marque hidrelétricos do Brasil que compreende a usina de Belo Monte e os complexos hidrelétricos do Tapajós e Teles Pires. Além da exportação de grãos do centro oeste brasileiro por meio de rodovias, ferrovias federais e portos.

O segundo dia, a comitiva passou por cinco ministérios, além da FUNAI. No inicio da manhã, o grupo esteve com o chefe de gabinete da Educação, Cezar Alves, o destaque foi a estruturação da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA e a criação da Universidade Federal do Xingú. Helder Barbalho, Ministérios da Pesca, discutiu a potencialidade da pesca na região e a geração de emprego e renda. Dando continuidade aos debates, foram realizadas reuniões com o Ministério de Meio Ambiente, das comunicações e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, Sérgio Lopes do Terra Legal e FUNAI.

No dia 26, a caravana encerrou os trabalhos com uma reunião com o ministro Miguel Rosseto da secretária Geral da Presidência da Republica e representantes do Ministério do Planejamento, que coordena o PAC. Na bagagem, todos os participantes da caravana levam esperança para o Oeste do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário