terça-feira, 16 de agosto de 2011

Projetos do PDRS Xingu irão receber, em 2011, R$ 15 milhões da Norte Energia

Membros do Comitê Gestor do PDRS Xingu se reunem em Altamira. Crédito: Vagney Santos
As câmaras técnicas criadas no âmbito do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu) irão se reunir em 25 de agosto para avaliar os projetos que receberão, ainda neste ano, investimento de R$ 15 milhões da Norte Energia S.A..
Os grupos foram criados na terceira reunião ordinária, realizada em 5 de agosto.  As câmaras técnicas foram divididas em seis eixos temáticos: Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária; Infraestrutura para o Desenvolvimento Social; Fomento para o Desenvolvimento das Atividades Produtivas; Inclusão Social e Cidadania; e Acompanhamento das Obras Condicionantes previstas do Licenciamento Ambiental de Belo Monte; Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Até 22 de agosto, o Comitê Gestor receberá as propostas e projetos de utilizações dos recursos. As Câmaras Técnicas, por sua vez, farão a análise de acordo com seus eixos temáticos. Os projetos também poderão ser encaminhados às câmaras por meio da Casa do Governo, em Altamira. A instituição foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para ser uma interlocutora entre o Governo Federal e as comunidades da região.
Reunião do Comitê Gestor
A terceira reunião ordinária dos grupos de trabalho que compõem o PDRS Xingu foi realizada em Altamira e contou com a participação dos membros do Comitê Gestor. Na abertura da reunião, coordenada pelo presidente do Comitê, Johaness Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República, houve a manifestação do presidente do conselho indígena do Xingu, de Luiz Xipaia, para que fosse retirada da ata a frase em que os indígenas são citados como contrários à Usina Belo Monte “Na reunião passada, a índia Sheyla Juruna foi contra o projeto. Nós só dissemos que, para a criação do comitê gestor, os índios deveriam ser consultados e isso não é ser contra Belo Monte”, frisou. A solicitação foi atendida pela presidência do comitê.
A reunião contou ainda com a presença do presidente da Norte Energia S.A., Carlos Nascimento, acompanhado pelo diretor de Relações Institucionais, João Pimentel, e pelo superintendente de obras da UHE Belo Monte, José Biagioni de Menezes. Na ocasião, Nascimento explicou como os recursos estão sendo destinados à região e destacou a importância da integração entre os diversos grupos envolvidos no empreendimento. “Devemos mostrar às pessoas que vivem em dificuldade que nós podemos mudar a vida delas e que esse é o objetivo dessa obra. Se nós não nos integrarmos, certamente não iremos conseguir ajudar as pessoas”, afirmou.


Fonte Blogdebelomonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário