
Membros do Comitê Gestor do PDRS Xingu se reunem em Altamira. Crédito: Vagney Santos
Os grupos foram criados na terceira reunião ordinária, realizada em 5 de agosto. As câmaras técnicas foram divididas em seis eixos temáticos: Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária; Infraestrutura para o Desenvolvimento Social; Fomento para o Desenvolvimento das Atividades Produtivas; Inclusão Social e Cidadania; e Acompanhamento das Obras Condicionantes previstas do Licenciamento Ambiental de Belo Monte; Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.
Até 22 de agosto, o Comitê Gestor receberá as propostas e projetos de utilizações dos recursos. As Câmaras Técnicas, por sua vez, farão a análise de acordo com seus eixos temáticos. Os projetos também poderão ser encaminhados às câmaras por meio da Casa do Governo, em Altamira. A instituição foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para ser uma interlocutora entre o Governo Federal e as comunidades da região.
Reunião do Comitê Gestor
A terceira reunião ordinária dos grupos de trabalho que compõem o PDRS Xingu foi realizada em Altamira e contou com a participação dos membros do Comitê Gestor. Na abertura da reunião, coordenada pelo presidente do Comitê, Johaness Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República, houve a manifestação do presidente do conselho indígena do Xingu, de Luiz Xipaia, para que fosse retirada da ata a frase em que os indígenas são citados como contrários à Usina Belo Monte “Na reunião passada, a índia Sheyla Juruna foi contra o projeto. Nós só dissemos que, para a criação do comitê gestor, os índios deveriam ser consultados e isso não é ser contra Belo Monte”, frisou. A solicitação foi atendida pela presidência do comitê.
A reunião contou ainda com a presença do presidente da Norte Energia S.A., Carlos Nascimento, acompanhado pelo diretor de Relações Institucionais, João Pimentel, e pelo superintendente de obras da UHE Belo Monte, José Biagioni de Menezes. Na ocasião, Nascimento explicou como os recursos estão sendo destinados à região e destacou a importância da integração entre os diversos grupos envolvidos no empreendimento. “Devemos mostrar às pessoas que vivem em dificuldade que nós podemos mudar a vida delas e que esse é o objetivo dessa obra. Se nós não nos integrarmos, certamente não iremos conseguir ajudar as pessoas”, afirmou.
Fonte Blogdebelomonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário