sexta-feira, 8 de abril de 2011

Arca das Letras entrega mais 28 bibliotecas rurais em Minas Gerais

Arca das Letras entrega mais 28 bibliotecas rurais em Minas Gerais


 O município de São João Nepomuceno completa cem anos e quem vai receber presentes são os moradores de suas comunidades rurais e do municípios da região de Campo Belo, Cristais, Aguanil e Candeias. Na próxima quinta-feira (07), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega de 28 bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades rurais dos cinco municípios mineiros.

A iniciativa faz parte das comemorações do centenário de São joão Nepomuceno,  que receberá 20 bibliotecas rurais para instalação nas comunidades de agricultores familiares. Além da entrega das bibliotecas rurais, no dia serão capacitados 40 agentes de leitura,. Os agentese são  moradores destas comunidades que, de forma voluntária, se responsabilizam pelo estímulo a leitura, pelo empréstimo de livros, pela manutenção da biblioteca e por receber donativos. A solenidade de entrega das arcas e diplomação dos agentes em Nepomuceno será às 11h30, no  Auditório da Casa da Cultura - Rua Osório Ribeiro, n°.199, Centro.
Na vizinha Campo Belo serão entregues quatro bibliotecas para as comunidades rurais do município, uma para Cristais, uma para Candeias e duas para Aguanil Os agentes de leitura farão a capacitação a partir das 15h e a solenidade de entrega das bibliotecas terá inicio as 16h30, na Praça Oscar Botelho, nº 70, Centro.
Parceria
Os municípios de Nepomuceno e Campo Belo são parceiros do Programa Arca das Letras na implantação de bibliotecas rurais e fabricaram os móveis-arca para armazenamento dos livros. A confecção dos móveis onde são guardados os livros é uma contrapartida dos municípios para agilizar a chegada das bibliotecas em cada localidade e o acervo inicial é fornecido pelo programa do Governo Federal. Os agentes de leitura são voluntários e todos os livros são doados por parceiros nacionais e pela população urbana durante campanhas de arrecadação de livros.
O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e, desde então, já implantou mais de 8.200 bibliotecas em comunidades de agricultura familiar, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, em colônias de pescadores e assentamentos da reforma agrária e do crédito fundiário. O trabalho nas bibliotecas e as atividades de incentivo à leitura nas comunidades são realizados por mais de 17 mil agentes de leitura voluntários que são formados pelo MDA.
Minas Gerais é o estado da região sudeste com o maior número de bibliotecas rurais Arca das Letras. Já são 704 bibliotecas instaladas em comunidades rurais de 280 municípios. Mais de 70 mil famílias tem acesso aos mais de 140 mil livros disponibilizados pelo Programa e contam com a dedicação do trabalho voluntário de mais de 14 mil agentes de leitura.
PROGRAMAÇÃO
07de abril de 2011 – quinta-feira – Nepomuceno/MG
08h: Capacitação de 40 Agentes de Leitura de comunidades rurais de Nepomuceno/MG.
11h30mim: Solenidade de entrega 20 bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes
Local: Auditório da Casa da Cultura - Rua Osório Ribeiro, n°.199, Centro -    Nepomuceno/MG
07 de abril de 2011 – quinta-feira – Campo Belo/MG
15h: Capacitação de 16 Agentes de Leitura de comunidades rurais do município de Campo Belo /MG
16h30: Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes.
Local: Praça Oscar Botelho 70, Centro – Campo Belo/MG
Confirmação de presença: (31) 3344-3397 / (61) 2020-0201 arcadasletras@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário