quinta-feira, 14 de abril de 2011

Requerimento de número 29/11, de autoria do deputado Zé Geraldo é aprovado .

A Comissão da Amazônia Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, abriu  seus trabalhos, hoje (13), com  o Requerimento de número 29/11, de autoria do deputado Zé Geraldo, e que  propõe a criação de uma Subcomissão Permanente para tratar dos assuntos referentes a criação de Usinas Hidrelétricas na Amazônia.

Na ocasião, o Requerimento foi defendido por Zé Geraldo, “É fundamental para esta Comissão, discorrer, avaliar e propor sobre a minimização dos impactos ambientais e sociais do estabelecimento de Hidrelétricas em âmbito geral. Estabelecer critérios para avaliar e contribuir com a construção de processos que favoreçam o coletivo”, iniciou o deputado.

Para Zé Geraldo, a criação da Subcomissão é imprescindível posto que na região Amazônica está em curso a construção da Hidrelétrica de Jirau e do Santo Antônio, ao longo do Rio Madeira, em Rondônia, e Belo Monte no estado do Pará, além da possibilidade de outras Usinas se estabelecerem na região e dado ao grande investimento que envolve o estabelecimento das Usinas Hidrelétricas.

Em defesa de seu Requerimento, Zé Geraldo afirmou que concorda e estimula a Amazônia a explorar seu potencial de maneira sustentável desenvolvendo a ampliação de geração em energias limpas que, alias, é uma das poucas regiões no mundo nessa condição, “6 milhões de litros de óleo diesel são queimado por dia na Amazônia. Temos que substituir esta fonte de energia suja pela matriz energética de geração de energia limpa e renovável, que é inclusive, uma adequação para contribuir com a melhoria ambiental do planeta nos dias atuais”, informa o deputado.

Em função dos reflexos dessas importantes obras nas estruturas sociais, econômicas e ambientais da Região é fundamental que se estabeleça mais este espaço de acompanhamento efetivo para que a população local interessada participe e recebam todas as informações necessárias que possam contribuir no processo de construção de um debate mais amplo e que contemple, com seus resultados, igualmente a todos. Trata-se de um esforço importante, posto que esta respeitável Comissão muito tem a contribuir”, conclui o deputado.

O requerimento de Zé Geraldo foi aprovado por unanimidade pelos participantes da Comissão da Amazônia, que lhe parabenizaram pela iniciativa. O parlamentar salientou que por se trata de projetos que são do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e que serão edificados com recursos públicos, ou privados ( financiados pelo BNDES) seria essencial que o Plano de Desenvolvimento entre no Pac também, “o principal, nesse momento, é garantir que os investimentos em áreas sociais sejam feitos na mesma velocidade dos projetos de construções. A proposição é para favorecer o acompanhamento dos empreendimentos e ser uma ferramenta de intermediação, diálogo e fiscalização sobre dos investimentos que tem a obrigação de levar em conta as questões sociais como moradia, infra-estrutura, reforma agrária, entre outros” finalizou Zé Geraldo.



fonte:AsPar

Nenhum comentário:

Postar um comentário